Scroll Top

Dispensa de medicação e disfunção sexual na esclerose múltipla em debate

esclerose múltipla

Em Portugal, estima-se que existam mais de 8.000 doentes com esclerose múltipla (EM), uma doença crónica e degenerativa que afeta o sistema nervoso central. Por isso, a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) organizou dois webinares para os dias 29 e 30 de maio, entre as 18h e as 19h, que contarão com a presença de especialistas, no âmbito do Dia Mundial da Esclerose Múltipla.

Nas últimas décadas surgiram novas terapêuticas que precisam ainda de ganhar aceitação por parte dos gestores de saúde e das agências reguladoras do medicamento, que continuam a utilizar as medidas mais habituais.

No entanto, com os ensaios clínicos, o médico consegue acompanhar a atividade da doença e a sua progressão ou estabilização, com o rigor científico exigido na utilização de novos fármacos. Por isso, o primeiro webinar, dia 29 de maio, será sobre “Ensaios Clínicos – O Processo de Dispensa de Medicação”, guiado por Sara Vieira, farmacêutica especialista em ensaios clínicos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

No dia 30 de maio, a sessão será guiada por Carla Cecília Nunes, neurologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que irá partilhar a sua visão sobre a “Disfunção Sexual na Esclerose Múltipla e Alterações Hormonais na EM”.

As alterações a nível do funcionamento sexual destes doentes podem ainda ter grande influência na sua qualidade de vida. Sabe-se que cerca de 44,5% dos doentes com EM sofrem de distúrbios sexuais importantes, o que leva à perda do desejo sexual, ausência de excitação e orgasmo inexistente. A estes aspetos estão também associados fatores psicossociais e biológicos ainda não resolvidos.

Os dois webinares contarão também com a presença de Grilo Gonçalves, médico neurologista, que irá moderar estas sessões dedicadas à partilha de conhecimento sobre a esclerose múltipla.

Para para assistir aos webinares, basta aceder aos links que se seguem

Webinar 29 de maio:  https://us02web.zoom.us/j/85080219559

Webinar 30 de maio: https://us02web.zoom.us/j/89659369328

Posts relacionados