Scroll Top

O que deve saber antes de ir comer fora

comer fora

Nesta altura de festas, multiplicam-se os almoços e jantares com amigos e família, as saídas para comer fora. É por isso que a Academia de Nutrição e Dietética norte-americana recomenda que planeie a sua refeição antes de sair de casa para a tornar mais nutritiva.

“Antes de ir comer fora, consulte o menu online. Procure alimentos que satisfaçam as suas necessidades dietéticas particulares”, diz a nutricionista Kimberly Snodgrass, porta-voz da Academia.

“Os restaurantes oferecem uma variedade de opções alimentares saudáveis, por isso, normalmente há algo para todos se soubermos o que procurar”, acrescenta.

“Para aqueles com necessidades dietéticas específicas, reveja o menu com um olhar atento. Procure palavras como ‘grelhado’ ou ‘assado’, o que significa que a comida é cozinhada com menos gordura.”

“Selecione uma entrada que venha com pratos secundários saudáveis e prove primeiro a sua comida antes de adicionar sal”, aconselha. “Os tamanhos das porções dos restaurantes podem ser grandes, por isso, considere uma refeição ao estilo familiar em que todos partilham pratos diferentes. Isto dá-lhe a oportunidade de apreciar uma variedade de comida e possivelmente ter alguns restos para levar para casa.”

“O seu cérebro demora 20 minutos para registar que o estômago está cheio. Por isso, dê tempo ao seu corpo para lhe dizer se realmente quer continuar a comer.”

“Ingira os alimentos que o fazem feliz, mas certifique-se de que os combina com alimentos saudáveis, tais como uma fonte magra de proteína, frutas e vegetais, grãos inteiros e laticínios magros ou sem gordura para melhorar a nutrição da sua refeição”, reforça.

“Pratique a prudência”, acrescenta a especialista. Mesmo quando vai comer fora, “leve o seu tempo, esteja presente e desfrute da sua comida. Não deixe de comer outras refeições para ‘arranjar espaço’ para o seu jantar. Considere um lanche saudável antes de ir para o restaurante, para o acompanhar até à chegada da sua refeição.”

Finalmente, a dietista alerta para a questão da bebida: em casa ou nas saídas para comer fora, “mantenha-se hidratado, bebendo água durante toda a sua refeição. Isto também o ajudará a abrandar e a digerir a sua comida”.

Posts relacionados