Pausa nas redes sociais melhora a saúde mental, confirma estudo

redes sociais

Pedir às pessoas que parem de usar as redes sociais por apenas uma semana pode levar a melhorias significativas no seu bem-estar, depressão e ansiedade e pode, no futuro, ser recomendado como uma forma de ajudar as pessoas a gerir a sua saúde mental, dizem os autores de um novo estudo.

Realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Bath (Reino Unido), o trabalho incidiu sobre os efeitos na saúde mental de uma pausa de uma semana nas redes sociais. Para alguns participantes, isso significava libertar cerca de nove horas da semana que, de outra forma, seriam gastas a navegar no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Os resultados, publicados na revista americana Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, sugerem que apenas uma semana fora das redes sociais melhora o nível geral de bem-estar dos indivíduos, bem como reduz os sintomas de depressão e ansiedade.

Deixar as redes sociais durante uma semana: pequeno gesto, grande benefício

Para o estudo, os especialistas distribuíram aleatoriamente 154 utilizadores diários das redes sociais, com idades entre os 18  e os 72 anos, num grupo de intervenção, onde foram solicitados a parar de usar todas as redes por uma semana ou um grupo de controlo, onde poderiam continuar a navegar como normal.

Os participantes relataram gastar uma média de 8 horas por semana nas redes sociais no início do estudo e, uma semana depois de terem sido convidados a fazer uma pausa, revelaram melhorias significativas no bem-estar, depressão e ansiedade, quando comparando com aqueles que continuaram a usar as redes sociais, o que sugere um benefício a curto prazo.

Jeff Lambert, líder do estudo, explica que “navegar nestas plataformas é tão omnipresente que muitos de nós fazemo-lo quase sem pensar, desde o momento em que acordamos até quando fechamos os olhos à noite”.

Todos sabem que o uso de redes sociais “é enorme e que há preocupações crescentes sobre os seus efeitos na saúde mental. Com este estudo, queríamos ver se simplesmente pedir às pessoas para fazer uma pausa de uma semana poderia trazer benefícios a esse nível”, acrescenta. “Muitos dos participantes relataram efeitos positivos, com melhoria do humor e menos ansiedade em geral. Isso sugere que mesmo uma pequena pausa pode ter um impacto.”

Subscreva as nossas notificações. Siga-nos também nas redes sociais!

Posts relacionados