Scroll Top

Portugal vai ter uma União de Associações de Doenças Raras

associação de doenças

A necessidade de ter uma única estrutura agregadora de todas as associações de doentes com doenças raras fez nascer a RD-Portugal, União de Associações de Doenças Raras, que será apresentada publicamente no próximo dia 29. A nova entidade agregadora conta já com mais de 20 associações e espera continuar a crescer.

Após três anos de desenvolvimento, será formalizada a criação da União, que pretende trazer esperança aos doentes raros. A missão da RD-Portugal passa por trazer as doenças raras para a ordem do dia, todos os dias do ano e não apenas no Dia Mundial das Doenças Raras. Desta forma, a RD-Portugal vai participar ativamente em ações diretamente ligadas a políticas de saúde ou outras iniciativas que visem uma melhoria das condições de vida de todos os que convivem com uma doença rara.

A presença ativa na implementação de centros de referência, iniciativas que promovam a criação do registo de dados e a luta pela universalidade e equidade no acesso aos medicamentos órfãos são exemplos de áreas onde a União de Associações pretende intervir. A RD-Portugal irá ainda representar as associações que a constituem junto de entidades públicas ou privadas em território nacional e internacional, nomeadamente a nível europeu.

“A formação da RD-Portugal é o começo de uma nova era na centralização da atenção na pessoa com doença rara, nos seus cuidadores e familiares”, afirma Paulo Gonçalves, futuro presidente da RD-Portugal. “Esperamos que seja o início de uma nova era na advocacia de centrar a atenção na pessoa com doença rara, nos seus cuidadores e familiares com vista à sua qualidade de vida, e na perseguição de cura.”

Posts relacionados