Scroll Top

Semana Internacional do Cérebro apresenta ‘O Cérebro Digital’

cérebro

Até 19 de março, o órgão central do sistema nervoso, responsável por controlar a maioria das atividades do nosso corpo, vai ser o foco de várias iniciativas em todo o País. “O Cérebro Digital” é o mote da edição deste ano da Semana Internacional do Cérebro, organizada pela Dana Alliance e coordenada em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Neurociências em colaboração com a Ciência Viva.

“O Cérebro e o Digital” estará em debate no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, no dia 16 de março, às 15h00, inserido nos encontros “Uma Questão de Ética”.

A adição à internet, as potencialidades e as limitações do digital e o bullying no ciberespaço serão alguns dos tópicos da mesa-redonda em que participam os médicos psiquiatras Sofia Paulino (Centro Hospitalar Lisboa Ocidental – Hospital de Cascais), Luís Madeira (Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida) e Sónia Seixas (vice-presidente do Instituto Politécnico de Santarém). A moderação estará a cargo de Paula Pinto de Freitas, professora de Psicologia Médica e de Saúde Mental do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto.

Neste dia, os visitantes do Pavilhão do Conhecimento serão desafiados a puxarem pelo cérebro, descobrindo como as cores afetam as nossas emoções. No ‘Neurolab’, ficarão a perceber de que forma os nossos hábitos têm impacto na saúde mental, assim como os efeitos da cafeína, do álcool e da nicotina no sistema cardíaco e nervoso.

E será que conseguimos enganar o nosso cérebro facilmente ou é ele que nos engana a nós? É o que se vai descobrir na atividade ‘TrickyBrain’. Batidos saudáveis, criptografia e testes aos reflexos numa divertida ‘caça’ ao LED luminoso e várias outras atividades estarão disponíveis.

Posts relacionados