Scroll Top

Tâmaras, um remédio natural para ajudar a dormir

tâmaras
A insónia é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e é muitas vezes tratada com medicamentos que podem ter efeitos secundários. Mas e se houvesse uma forma natural de ajudar a conciliar o sono? De acordo com a medicina chinesa, as tâmaras podem ser uma boa opção.

“Além de serem ricas em triptofano, um aminoácido que estimula a formação de melatonina, a hormona do sono, as tâmaras também podem ajuda a relaxar e proporcionar uma sensação de bem-estar”, explica Patrícia Liu, especialista em medicina chinesa. “Elas possuem diversos benefícios e são também um ótimo laxante natural”, conclui.

As tâmaras são um alimento versátil, podendo ser consumidas de várias formas, seja como snacks e petiscos ou enquanto ingrediente de receitas doces ou salgadas. Além disso, são uma boa opção para quem quer ter uma alimentação mais saudável, pois contêm muitas fibras e nutrientes importantes.

Se está a ter problemas para dormir, vale a pena experimentar incluir as tâmaras na sua alimentação diária e observar os resultados. “Na medicina chinesa, a abordagem é geral, e os alimentos são vistos como uma forma de ajudar a equilibrar o corpo e a mente”, afirma a especialista. “As tâmaras são um exemplo disso, pois podem ajudar a proporcionar uma boa noite de sono de forma natural e saudável.”

Uma porção de 100 gramas de tâmaras secas fornece 277 calorias, sete gramas de fibras, 20% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de Potássio, 14% da IDR de Magnésio, 5% da IDR de Ferro e 12% da IDR da Vitamina B6.

No entanto, é importante lembrar que são frutas naturalmente doces, pelo que é importante consumi-las com moderação, sobretudo se a pessoa estiver a seguir uma dieta com restrição de açúcares.

“Há um chá calmante que pode ajudar a melhorar a qualidade do seu sono: vai precisar de cinco tâmaras secas e água. Coloque as tâmaras numa panela com duas chávenas de água e, se desejar, adicione flores de camomila secas para potencializar os efeitos. Leve a panela a lume médio-alto e deixe a mistura ferver. Quando ferver, reduza para médio-baixo e deixe a mistura cozinhar por 15 minutos, ou até as tâmaras estarem macias e libertem a sua cor e sabor na água. Desligue o fogo e coe a mistura, separando o líquido do sólido. Volte a levar ao fogo, a temperatura média-baixa e adicione mel se desejar. Sirva o chá morno cerca de uma hora antes de dormir para ajudar a promover um sono tranquilo”, ensina Patrícia Liu.

A especialista reforça que, além de incluir as tâmaras na alimentação, é importante criar um ritual de sono para ajudar o corpo e mente a prepararem-se para dormir. Algumas dicas incluem diminuir as luzes ambiente cerca de uma hora antes de dormir, evitar ecrãs de dispositivos eletrónicos, tomar um banho quente ou praticar técnicas de relaxamento, como meditação ou respiração profunda.

Deve ainda certificar-se de que o quarto está fresco, escuro e silencioso, para criar um ambiente propício para o sono; experimentar diferentes técnicas e encontrar o que funciona melhor, e lembrar-se de manter consistência no seu ritual de sono todas as noites, para ajudar a treinar o corpo a dormir melhor. Caso a insónia persista, deve procurar-se um médico.

Posts relacionados