Assinala-se a 26 de novembro o Dia do Cuidador e a TEVA quer comemorar esta data reconhecendo o importante trabalho que realizam, através da 1.ª edição dos prémios Humanizar a Saúde.
Os Prémios Humanizar a Saúde visam reconhecer o trabalho daqueles cuidadores que, com o seu empenho, ajudam a atender a todas as necessidades das pessoas de quem cuidam, mas também a enfrentar a difícil experiência da doença da melhor forma possível, através da criação de um ambiente confortável e seguro para estes e para as suas famílias, eliminando medos, apoiando-os psicologicamente e humanizando os cuidados.
Em Portugal, são muitos os cuidadores que colaboram e trabalham em conjunto com os doentes ou associações de doentes, gerando projetos de valor acrescentado que enquadram o processo de prevenção, cura ou paliação num ambiente de afeto e proximidade, mais necessário do que nunca nestes tempos difíceis de pandemia.
“Estamos entusiasmados por poder atribuir estes prémios no nosso país, que já são referência no setor de saúde em todo o mundo. Além de desenvolver medicamentos de qualidade, na TEVA procuramos que a população viva dias melhores através de outras ações. Estes prémios são o melhor exemplo disso. Para fazer a nossa estreia quisemos assinalar o Dia do Cuidador e prestar-lhes a homenagem devida pelo grande trabalho que realizam; na TEVA, queremos dar visibilidade à sua figura e ser uma empresa que cuida de quem cuida, cumprindo a nossa máxima : uma marca que se preocupa”, explica Marta González Casal, diretora-geral da TEVA Portugal.
Projetos para melhorar qualidade de vida dos doentes
Os interessados em candidatar-se a estes prémios podem apresentar os seus projetos através do site da empresa, até 15 de outubro (inclusive), sendo imprescindível anexar uma apresentação do projeto que inclua todas as informações sobre a iniciativa em desenvolvimento, bem como da instituição que a administra. Será também neste site que poderão ser consultadas informações sobre os prémios.
As cinco iniciativas selecionadas serão distinguidas com o valor de 5.000 euros cada, que será atribuído ao candidato que realizou a obra em formato de donativo para o desenvolvimento da atividade.
A cerimónia de entrega dos prémios será realizada num evento público no dia 26 de novembro, Dia do Cuidador.