Um novo estudo da Academia Americana de Medicina do Sono revela que as mulheres têm 1,5 vezes (32%) mais probabilidade do que os homens (21%) de acordarem a sentirem-se bem descansadas. Mais, revela ainda este trabalho, a sonolência afeta as atividades diárias de 81% das mulheres, em comparação com 74% dos homens, pelo que a mensagem é simples: é importante reconhecer o valor do sono saudável e aprender a implementar técnicas fáceis que melhoram o sono.
“Há uma quantidade incrível de pressão que algumas mulheres sentem – a necessidade de trabalhar, administrar uma casa e criar os filhos com um sorriso. Às vezes, precisamos de guardar as nossas capas de super-heróis. Precisamos de voltar aos pilares da saúde – nutrição, exercício e sono”, afirma Seema Khosla, diretora médica do Centro de Sono de Dakota do Norte e presidente do Comité Consultivo de Sensibilização Pública da Academia Americana de Medicina do Sono. E Isso não precisa de ser complicado, garante.
“É uma questão de priorizar o sono. Arrume os dispositivos um pouco mais cedo, crie uma rotina noturna relaxante e certifique-se de que há tempo suficiente para dormir pelo menos 7 a 9 horas todas as noites.”
Para dormir bem e acordar melhor
Para melhorar a qualidade do sono noturno, há dicas que ajudam a estabelecer hábitos saudáveis na hora de dormir e que podem fazer toda a diferença ao acordar:
- Manter um horário de sono consistente, ou seja, levantar-se à mesma hora todos os dias, mesmo nos fins de semana ou durante as férias.
- Tornar o quarto um espaço tranquilo e relaxante. Manter a divisão a uma temperatura confortável e fresca.
- Limitar a exposição à luz forte durante a noite e desligar os dispositivos eletrónicos pelo menos 30 minutos antes de ir dormir.
- Não fazer grandes refeições antes de dormir. Se a pessoa estiver com fome à noite, deve preferir um lanche ligeiro e saudável.
- Exercitar-se regularmente e manter uma dieta saudável.
- Evitar consumir cafeína, nicotina e álcool antes de dormir.
- Não ir para a cama a menos que esteja com sono.
- Se não conseguir adormecer após 20 minutos, sair da cama. Fazer uma atividade tranquila, sem muita exposição à luz, até sentir sono.