Chegou a época das festas de fim de ano, repleta de doces e guloseimas, vinhos e alimentos crocantes que podem afetar a saúde oral. Eileen Hoskin, professora associada e diretora de medicina dentária operatória na Rutgers School of Dental Medicine, nos EUA, partilha dicas sobre como manter os dentes saudáveis neste período e durante todo o ano.
Esta é a época dos doces. Qual é a forma mais amiga dos dentes de os consumir?
Não importa a altura do ano, só deve comer ou beber doces uma ou duas vezes por dia. Estudos demonstraram que o aumento da frequência de ingestão de açúcar ao longo do dia é pior que a quantidade de açúcar ingerida em uma ou duas sessões.
A ingestão diária de açúcares servidos como bebida ou guloseima provoca uma alteração na nossa colonização bacteriana, o que potencia as espécies que produzem e podem viver em ácidos. Se este padrão alimentar de doces se mantiver, a cárie dentária tornar-se-á inevitável.
Existe alguma forma de minimizar o desejo por açúcar e proteger os nossos dentes?
Se desejar doces durante as férias, a pastilha elástica “sem açúcar” de xilitol é uma distração fácil que tem muitos atributos positivos. É um álcool de açúcar natural derivado das bétulas. Mas, como acontece com qualquer adoçante, o xilitol deve ser utilizado com moderação porque, se for utilizado em níveis elevados, pode causar desconforto abdominal e até tornar as plaquetas mais sensíveis à coagulação sanguínea. Estas pastilhas têm vários sabores e podem satisfazer o desejo por doces… e podem oferecer um bónus: refrescar o hálito.
Além disso, mascar esta pastilha elástica depois de um doce evitará que coma outro e estimulará o fluxo salivar, o que reduzirá o número de bactérias que causam cáries dentárias. O aumento do fluxo salivar tem muitos efeitos positivos, que vão desde a remoção de partículas de alimentos à redução de ácidos que podem provocar a quebra do esmalte, um precursor das cáries.
O xilitol não se decompõe no organismo como a sacarose; aumenta, portanto, o pH da saliva, em vez de o diminuir com a ingestão de açúcar. Um pH elevado é bom porque significa menos ácido; um ambiente ácido quebra o esmalte dos dentes a um determinado nível e pode causar cáries. Alguns estudos demonstraram que o xilitol pode remineralizar o esmalte dentário, o que pode prevenir a cárie dentária.
Como podemos proteger os nossos dentes contra as manchas e a sensibilidade causadas por bebidas como o café, chá preto ou o vinho?
Queremos sorrisos mais brancos nas festas de fim de ano, mas deve evitar branquear os dentes imediatamente antes de ir a uma festa de fim de ano. Os dentes desidratam durante qualquer processo de branqueamento, tornando-os mais suscetíveis a manchas de vinho tinto.
Além disso, os dentes recentemente branqueados tendem a ser mais sensíveis ao ar frio e aos líquidos. Isto pode diminuir o seu prazer na festa de fim de ano ou em estar ao ar livre.
O que é uma boa resolução de Ano Novo sobre saúde oral?
Todos devem privilegiar os cuidados de saúde oral e consultar o médico dentista para check-up e limpeza. Aprender com um dentista como prevenir a cárie dentária é uma resolução de Ano Novo melhor do que esperar até que surjam dores e problemas para fazer uma visita.