Scroll Top

Como prevenir as manchas de vinho nos dentes

vinho

Há pessoas que ficam com os dentes manchados depois de beberem vinho tinto. Para estes, fica a certeza de que é possível evitá-lo, garante Uchenna Akosa, dentista que dirige a Rutgers Health University Dental Associates, nos EUA.

A relação entre a natureza do vinho e o esmalte dentário é o que justifica esta relação entre dentes e esta bebida. “Quando se bebe vinho tinto, encontra-se uma tripla ameaça à brancura dos dentes: antocianinas, que são os pigmentos das uvas que lhe dão a sua rica cor; taninos, que ajudam a ligar o pigmento aos dentes e a acidez encontrada no vinho, que o torna mais poroso e mais fácil de manchar”, refere Uchenna Akosa.

“A força do seu esmalte e a sua tendência para a acumulação de placa bacteriana é a chave para a quantidade de mancha que os seus dentes podem ter.”

Akosa acrescenta que “o vinho não é o único culpado. Qualquer coisa que possa manchar uma camisa pode manchar os seus dentes, tais como café, chá preto, bagas, vinagre balsâmico, chocolates, doces e tabaco. Bebidas como refrigerantes e sumos prejudicam o esmalte e tornam os dentes mais suscetíveis a manchas”, acrescenta.

Como se pode então prevenir que isso aconteça? As dicas são simples:

  • Escovar os dentes antes, mas não imediatamente depois, de beber – Uma vez que a placa bacteriana pode fazer parecer que os seus dentes estão manchados, deve escovar os dentes 30 minutos antes de beber, mas não imediatamente depois, uma vez que a pasta de dentes pode piorar.
  • Não beber vinho branco antes de beber tinto – O ácido extra no vinho branco irá exacerbar a mancha.
  • Beber água enquanto se bebe vinho – Bochechar com água, que não é nem básica nem ácida, depois de beber vinho ajuda a reduzir a sua acidez e estimula o fluxo de saliva, o que é fundamental para combater as bactérias nocivas e manter o pH ideal na boca. Mastigar os alimentos é igualmente importante porque também estimula a saliva. O queijo é ideal para emparelhar com o vinho, uma vez que estimula a saliva e reduz a acidez desta bebida.
  • Escovar os dentes corretamente e fazer limpezas dentárias regulares para manter o esmalte forte – As limpezas podem ajudar a remover a placa bacteriana, que é um revestimento bacteriano macio nos dentes. Se não forem limpas, podem resultar em cáries. Quando escovar os dentes, use uma escova de dentes macia; se tiver problemas gengivais, use uma escova extra macia. Coloque a escova de dentes num ângulo de 45 graus em relação às gengivas – não a direito – e escove suavemente para a frente e para trás em movimentos curtos. Deve escovar o exterior, o interior e as superfícies de mastigação. Antes de se deitar, usar um fio dentário para remover partículas.

Posts relacionados