Scroll Top

PANORAMA, o novo programa para a capacitação multidisciplinar em Oncologia

oncologia

A Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP) acaba de lançar o PANORAMA, um programa inovador dedicado à capacitação multidisciplinar em Oncologia. O projeto, que resulta da colaboração entre várias entidades comprometidas em melhorar a prevenção e o combate a todas as formas de cancro, terá a sua primeira edição, subordinada ao tema Cancro da Mama, no dia 15 de fevereiro de 2025.

O programa PANORAMA tem como principal objetivo capacitar profissionais de saúde, doentes oncológicos e cuidadores, promovendo boas práticas e abordando temas essenciais ao longo de todas as etapas da jornada oncológica.

Desde o primeiro contacto nos cuidados de saúde primários até ao acompanhamento nos cuidados hospitalares e familiares, o PANORAMA oferece uma perspetiva abrangente que privilegia uma abordagem holística no tratamento oncológico.

O programa incluirá sessões dedicadas a diferentes tipos de cancro, começando pelo cancro da mama e continuando com abordagens focadas no cancro da próstata e no cancro do pulmão, promovendo uma ampla cobertura das principais áreas da Oncologia.

De acordo com Jorge Freitas, fundador da AEOP, “o PANORAMA é uma iniciativa pioneira que reflete o compromisso em promover uma visão integrada do tratamento oncológico, capacitando profissionais de saúde e envolvendo ativamente os diferentes intervenientes na jornada do cancro”.

Capacitação na área da oncologia

Descrito como um programa de todos para todos, o PANORAMA promove a colaboração ativa entre profissionais de saúde, que irão debater temas cruciais como rastreio, referenciação, diagnóstico, tratamento de sintomas e acompanhamento de sobreviventes. Este esforço coletivo visa fortalecer a rede de cuidados oncológicos e criar um ambiente de partilha de experiências e conhecimentos.

A participação no PANORAMA está reservada a profissionais de saúde e pode ser feita através do registo gratuito no website oficial: https://panorama.secretariado.pt/

Crédito imagem: iStock

Related Posts