Scroll Top

Ano Novo, novo sorriso: as melhores resoluções de saúde oral

resoluções de saúde oral

O início de um novo ano é o momento perfeito para se comprometer com melhores hábitos de saúde, que devem também incluir a saúde oral. Especialistas da Faculdade de Medicina Dentária de Rutgers, nos EUA, partilham resoluções essenciais para esse fim. Da prevenção de cáries à proteção dos dentes naturais, aqui estão as suas dicas para manter o seu sorriso forte durante todo o ano.

Faça dos exames de deteção de cancro oral uma prioridade

Rabie Shanti, diretora de oncologia maxilofacial e professora associada de cirurgia maxilofacial, considera essencial a realização de exames regulares de deteção de cancro oral, que “podem salvar vidas. Durante as suas consultas com o dentista, certifique-se de que solicita um exame de deteção de cancro oral pelo menos uma vez por ano. Se utiliza produtos de tabaco, consome álcool em excesso ou tem alguma condição que enfraqueça o seu sistema imunitário, deve fazer exames de deteção de cancro oral com mais frequência”.

Saúde oral: previna as cáries antes que elas comecem

“As cáries são muito mais fáceis de prevenir do que de tratar”, refere Mary Beth Giacona, professora associada de odontopediatria. “Hábitos saudáveis, como escovar os dentes duas vezes por dia com pasta de dentes com flúor, usar fio dentário e limitar o consumo de doces e bebidas açucaradas, podem prevenir a cárie dentária. Os adultos devem servir de exemplo, incentivando as crianças a adotarem estes hábitos de saúde oral ​​desde cedo.”

Consuma açúcar de uma só vez, em vez de o fazer em intervalos

Steven Toth, professor associado de ciências do diagnóstico, reforça que “cada gole de uma bebida açucarada reinicia o ataque ácido aos seus dentes. Se optar por um refrigerante, beba tudo de uma vez, em vez de ir bebendo aos poucos ao longo do dia. O seu esmalte agradecerá”.

Antes de extrair um dente, consulte um endodontista

“Preserve os seus dentes naturais sempre que possível”, aconselha Carla Falcon, professora associada de endodontia. “Um implante pode ser uma excelente alternativa para um dente em falta, mas não substitui um dente natural saudável. Por isso, antes de extrair um dente, consulte um endodontista para saber se pode ser salvo.”

Cuide da sua saúde gengival

“A doença gengival pode estar associada a outras doenças, como doenças cardíacas e diabetes, e os investigadores suspeitam que a inflamação seja a base desta relação”, lembra Ioanna Tsolaki, diretora de periodontologia de pós-graduação e professora assistente. “Escove os dentes, use fio dentário e faça uma avaliação periodontal completa anualmente.”

Lembre-se: saúde oral é sinónimo de saúde geral

“Os investigadores estabeleceram várias ligações entre as disfunções do microbioma, a saúde oral deficiente e os seus efeitos noutras condições, que vão desde doenças inflamatórias, efeitos na gravidez, saúde intestinal e nutrição, saúde cerebral e saúde cardiovascular, entre outras”, reforça Carla Cugini, professora assistente de biologia oral. “Cuidar dos dentes desde a infância ajudará a manter uma boa saúde geral até à idade adulta. A boca é, literal e figurativamente, a porta de entrada para o corpo. Uma boa saúde oral é indicativa de uma boa saúde geral.”

Crédito imagem: Pexels

Posts relacionados