A melhor hora do dia para queimar calorias é…

a melhor hora para queimar calorias

Queimar calorias, de preferência muitas calorias, é um dos grandes desejos de quem faz dieta. E se lhe disséssemos que não é só o que come, o exercício que pratica ou o número de horas que dorme que influenciam a queima de calorias? A hora do dia é outro ingrediente que é preciso ter em conta.

A garantia é dada por investigadores do Hospital de Brigham e da Mulher de Boston que, na revista científica Current Biology, publicam um estudo onde revelam que, em repouso, o nosso corpo consegue queimar até 10% mais calorias ao fim do dia, do que ao início da manhã. O que significa que uma pessoa pode queimar 130 calorias extra sem esforço adicional se comer neste horário. 

O que este novo trabalho confirma é que também o nosso relógio biológico desempenha um papel no funcionamento do metabolismo, o que ajuda a justificar porque é que as pessoas com horários de sono irregulares ou que trabalham por turnos têm um maior risco de ganhar peso. Um facto que surpreendeu os especialistas. 

A rotina é o melhor remédio

Para chegar a esta conclusão, os especialistas testaram, ao longo de três semanas, sete pessoas, entre os 38 e os 69 anos, acompanhadas num laboratório especial onde não havia relógios, janelas, telefones ou Internet. O que significa que os voluntários não tinham forma de saber que horas eram no exterior, o que impedia o seu relógio biológico de se guiar por fatores ambientais.

Aos participantes foram também atribuídas horas para ir dormir e horas para acordar, que mudavam constantemente.

Parece certo que se queimam mais calorias quando a taxa metabólica está mais elevada, ainda que, de acordo com os investigadores, sejam necessários mais estudos para investigar essa relação.

Por enquanto, o conselho para quem quer perder peso é tentar manter horários regulares de sono e alimentação, que são importantes para a saúde geral, acrescentam.

Posts relacionados