Scroll Top

Alimentação saudável: DGS lança guia que ajuda a escolher a melhor proteína

Um prato com um guardanapo

Sabia que um bife de frango tem três vezes menos gordura do que igual quantidade de bife de porco? Ou que, o pescado apresenta alguns nutrientes que não estão tão presentes na carne, como vitamina D, selénio e iodo? Ou que é recomendado o consumo de peixe gordo, como o atum, sardinha, cavala ou salmão, pelo menos duas vezes por semana, para uma alimentação mais saudável?

Estas são algumas das informações que fazem parte de um manual, lançado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, sobre alimentos fornecedores de proteína.

Os textos apresentam informações sobre o valor nutricional, cuidados de utilização e receitas de quatro tipos de alimentos fornecedores de proteína na nossa alimentação: frango, pescada, atum e leguminosas.

Isto porque, esclarece, “a proteína é um dos nutrientes essenciais da nossa alimentação, podendo escassear em situações de dificuldade económica ou em certo tipo de dietas”.

É tendo em conta esta necessidade que, com a ajuda do Chef Fábio Bernardino e da sua equipa, foi criado este manual, que apresenta ainda sugestões de poupança e gestão doméstica, com receitas saudáveis e de baixo custo para toda a população.

Saúde à mesa, com receitas para todos os gostos

Bolinhas de frango com arroz enroladas em couve, Caldeirada de pescada, Bruschetta de atum ou Rancho vegetariano são algumas das receitas para iguarias que aqui encontra, assim como truques e dicas para tornar a sua uma alimentação mais saudável.

Posts relacionados