Quer deixar de fumar? Siga estas dicas

como deixar de fumar

Assinala-se esta quinta-feira (26 de setembro) o Dia Europeu do Ex-Fumador, uma data que celebra, em todos os Estados-Membros da União Europeia, aqueles que conseguiram deixar o hábito dos cigarros, ou seja, deixar de fumar, ou que deram os primeiros passos no caminho de uma vida sem tabaco.

Celebrado com o apoio da Comissão Europeia e a colaboração da Fundação Europeia do Pulmão, o Dia do Ex-Fumador enfatiza aquilo que há muito a ciência já comprovou: que deixar de fumar é a melhor decisão que um fumador pode tomar para melhorar a sua saúde e a saúde dos que o rodeiam.

Razões não faltam para o fazer: diminui o risco de morte prematura, já que aqueles que deixam de fumar vivem em média mais 10 anos, quando comparado com aqueles que continuam a fumar.

Mas há mais. Um ex-fumador reduz para metade o risco de sofrer uma doença cardiovascular e, após cinco a 15 anos, o risco de acidente vascular cerebral (AVC) iguala aquele dos não-fumadores.

Passos que ajudam a deixar de fumar

Os dados revelam que sete em cada 10 fumadores manifesta o desejo de deixar de fumar. É para estes que o Programa Nacional de Prevenção e Controlo do Tabagismo, da Direção-Geral da Saúde, deixa um conjunto de dicas.

  • Faça uma lista de motivos que justifiquem a sua decisão de deixar de fumar e releia-a sempre que tiver vontade de o fazer.
  • Identifique as situações em que geralmente fuma. Conhecer os seus hábitos vai ajudá-lo a resistir melhor ao tabaco em situações futuras.
  • Fixe uma data para deixar de fumar.
  • Comunique a promessa à sua família, amigos e colegas de trabalho.
  • Prepare-se com tempo.
  • No dia escolhido para deixar de fumar pare simplesmente de o fazer. Resista à tentação.
  • A partir desse dia esconda todos os objetos relacionados com o hábito de fumar.
  • Sempre que a imagem do cigarro lhe vier à cabeça, respire profundamente.
  • Não pense que nunca mais vai voltar a fumar, pense antes nas vantagens disso mesmo.
  • Aumente o nível de atividade física.
  • Opte por uma alimentação saudável.
  • Evite beber álcool.
  • Evite estar na proximidade de fumadores e peça aos seus amigos para que não fumem perto de si.
  • Evite aqueles momentos em que habitualmente fumava sempre um cigarro. Distraia-se com outras atividades.
  • Guarde num local visível todo o dinheiro que está a poupar ao abandonar o tabaco. Use-o para comprar algo que lhe dá prazer sem destruir a sua saúde.

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