![testes rápidos](https://noticiassaude.pt/wp-content/plugins/phastpress/phast.php/c2VydmljZT1pbWFnZXMmc3JjPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGbm90aWNpYXNzYXVkZS5wdCUyRndwLWNvbnRlbnQlMkZ1cGxvYWRzJTJGMjAyMSUyRjAzJTJGdGVzdGVzLXJhcGlkb3MtdGhlZ2VtLWJsb2ctZGVmYXVsdC5qcGcmY2FjaGVNYXJrZXI9MTczNDg4ODY4OS0xMjQ0ODUmdG9rZW49ZmRlNTA5OTJjOTRmNTE1Ng.q.jpg)
Portugal vai receber cerca de um milhão de testes rápidos de antigénio (TRAg) para diagnóstico da Covid-19 no âmbito de um acordo-quadro da União Europeia (UE).
Os 100 milhões de euros disponibilizados pela Comissão Europeia para a celebração deste acordo-quadro irão permitir a compra de mais de 20 milhões de testes, que serão distribuídos pelos vários países da UE, de acordo com o critério estabelecido pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças.
Um primeiro lote de cerca de 750 mil testes será distribuído faseadamente durante as próximas três semanas, de acordo com as necessidades e situação epidemiológica de cada uma das administrações regionais de saúde.
Os 1.025.219 testes rápidos que o nosso país se prepara para receber vão ser alocados à Reserva Estratégica Nacional e distribuídos pelas várias administrações regionais de saúde.