Scroll Top

FMUP avalia informação sobre segurança das vacinas contra a COVID-19

segurança das vacinas

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a participar num estudo internacional que pretende melhorar o aconselhamento prestado aos profissionais de saúde e ao público sobre a segurança das vacinas contra a COVID-19. O objetivo é saber de que forma a informação sobre a segurança destas vacinas foi transmitida aos profissionais de saúde, nomeadamente a médicos, enfermeiros e farmacêuticos, mas também a população geral.

A população-alvo deste estudo são os profissionais que estiveram envolvidos na vacinação contra a COVID-19, quer através da administração de vacinas, quer aconselhando sobre os benefícios e riscos das mesmas, assim como os cidadãos.

O estudo irá determinar o impacto das ações das autoridades reguladoras, sobretudo depois de conhecido o risco de trombose (síndrome de trombose com trombocitopenia), e a extensão da mudança nas atitudes dos profissionais de saúde e dos cidadãos em relação à vacinação a partir de 2021.

Pretende-se saber também o nível de conhecimento dos profissionais de saúde sobre o risco deste efeito adverso associado à administração das vacinas com a tecnologia de vetor viral (adenovírus) e a sua adesão às recomendações.

“Os resultados deverão ajudar a Agência Europeia do Medicamento (EMA) a avaliar o impacto das ações das autoridades reguladoras associadas às vacinas de vetor viral (adenovírus) contra COVID-19 e, se necessário, a melhorá-las”, explica a equipa, que está já a trabalhar.

Este é um estudo internacional em que estão envolvidos centros de investigação de seis países europeus. Em Portugal, esta investigação está a ser conduzida pela Unidade de Farmacovigilância do Porto/Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em parceria com a Unidade de Farmacovigilância de Lisboa, Setúbal e Santarém/Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. O projeto conta ainda com instituições científicas dos Países Baixos, Dinamarca, Grécia, Letónia e Eslovénia.

Quem quiser participar poderá aceder aos questionários de avaliação sobre a segurança das vacinas indicados abaixo, até ao dia 15 de setembro. O tempo de preenchimento é de 15 a 20 minutos. Questionário para cidadãos em geral: aqui. Questionário para profissionais de saúde: aqui.

Posts relacionados