Scroll Top

Petição pede rotulagem simplificada dos alimentos em nome da saúde dos consumidores

rótulos mais simples

Porque muitos consumidores continuam a não entender as informações nos rótulos dos alimentos vendidos nos supermercados, ou não têm tempo para os ler, o que dificulta a escolha de produtos saudáveis, a DECO PROTESTE, em conjunto com outras organizações europeias de consumidores, pede à Comissão Europeia que torne obrigatório, a nível europeu, o Nutri-score. Para que isso aconteça, pede ajuda aos consumidores portugueses.

O Nutri-score é uma forma de rotulagem simplificada, que ajuda os consumidores a reconhecer rapidamente os produtos nutricionalmente mais interessantes.

Para que este se torne obrigatório a nível europeu, a associação portuguesa que tem como missão a defesa dos consumidores pede a todos a assinatura de uma petição que, para que mereça atenção por parte da Comissão Europeia, precisa de um milhão de assinaturas, 15.750 das quais em Portugal.

Leitura mais fácil dos rótulos

Representado por um logótipo retangular, colocado na frente dos rótulos, dividido em cinco cores (verde, verde-claro, amarelo, laranja e vermelho), ligadas às letras A (para a melhor pontuação) a E (para a pior), o Nutri-score pretende ajudar nas escolhas alimentares dos consumidores, assinalando o valor nutricional dos produtos e permitindo identificá-los no momento da compra.

“Este sistema de rotulagem tem em conta parâmetros que atribuem pontos “positivos”, como o teor em fibras, proteínas, fruta, legumes e frutos secos, e pontos “negativos”, como o teor em ácidos gordos saturados, açúcares, sal e calorias”, revela a DECO PROTESTE.

“Daqui resulta uma avaliação da qualidade nutricional global de um alimento”, acrescenta a associação portuguesa.

Adotado em França em 2016, onde foi integrado num grande estudo de comportamento de compra, tendo-se revelado mais eficaz que outros sistemas de rotulagem simplificada, como é o caso, por exemplo, do semáforo nutricional, o Nutri-score “melhora significativamente a qualidade nutricional do carrinho de compras. Além disso, pode contribuir para a reformulação nutricional dos produtos pelos fabricantes”. 

O Nutri-score está dividido em cinco cores, associadas a letras.

Posts relacionados