Scroll Top

Os melhores ‘ingredientes’ para refeições de qualidade em família

refeições em família

Quais os ‘ingredientes’ para refeições em família de qualidade? A resposta a esta pergunta surge na sequência de uma avaliação de vários estudos e surge agora em forma de diretrizes para pais e responsáveis ​​que desejam ajudar os seus filhos a estabelecer hábitos alimentares saudáveis.

Já se sabia que quanto mais refeições forem feitas em família, melhor a saúde nutricional das crianças. Os investigadores do Instituto Max Planck de Desenvolvimento Humano e da Universidade de Mannheim já demonstraram que as crianças de famílias que comem juntas com mais frequência têm um índice de massa corporal (IMC) mais baixo e comem, em geral, de forma mais saudável.

Mas o que é que torna as refeições em família tão importantes para a saúde nutricional das crianças? “As refeições em família não levam automaticamente a melhorias nos hábitos alimentares. Aspetos sociais, psicológicos e comportamentais desempenham também um papel importante”, refere Mattea Dallacker, autora principal do estudo.

A duração das refeições em família também importa

No trabalho agora realizado, os cientistas identificaram os componentes das refeições familiares que estão relacionados com uma melhor saúde nutricional nas crianças. E descobriram que:

  • ter uma atmosfera positiva na hora das refeições é tão importante como os alimentos;
  • as crianças que ajudam a preparar refeições ou cujos pais dão um bom exemplo com seus próprios hábitos alimentares também comem de forma mais saudável;
  • a duração da refeição é importante;
  • manter a televisão desligada também desempenha um papel importante.

“A forma como os membros da família comem juntos é tão importante, ou ainda mais importante, do que a frequência com que comem juntos”, afirma o coautor Ralph Hertwig, diretor do Instituto Max Planck de Desenvolvimento Humano.

A idade das crianças, sejam mais pequenas ou adolescentes, e o contexto social e económico da família não tiveram qualquer peso.

Um papel na prevenção da obesidade

A meta-análise sintetiza os resultados de 50 estudos, realizados com mais de 29.000 participantes de todo o mundo, que examinaram como um ou mais componentes das refeições familiares se relacionam com a saúde nutricional das crianças.

Os indicadores de saúde nutricional foram o IMC, que serviu como medida indireta de gordura corporal e obesidade, e a qualidade da dieta, medida em termos do número de porções de alimentos saudáveis ​​e não saudáveis ​​consumidos por dia.

Para os especialistas, as refeições familiares desempenham um papel importante na prevenção da obesidade. “É necessária uma série de medidas para combater a obesidade em crianças e adolescentes. As refeições em família são apenas uma medida entre muitas. Mas elas podem ter um impacto direto e precoce nos hábitos alimentares das crianças”, diz Jutta Mata, professora de psicologia da saúde na Universidade de Mannheim.

Posts relacionados