Scroll Top

3 sinais de que uma criança doente precisa de ser vista pelo médico

quando ir ao médico com uma criança doente

Ainda que a maioria das gripes, constipações e outras doenças comuns possam ser tratadas em casa, Angela Mattke, pediatra no Centro Infantil da Mayo Clinic, nos EUA, explica que os pais devem ficar atentos a três sinais que indicam que a criança doente precisa de fazer uma visita a um profissional de saúde.

Hidratação – Quando as crianças ficam doentes, não ingerem muitos líquidos. Porém, se beberem o suficiente para urinar pelo menos a cada oito horas, elas estarão a ingerir o mínimo necessário para manter a hidratação, explica Mattke. “Normalmente, urinar menos que três vezes em 24 horas é um indicativo de que a criança doente pode estar desidratada”, explica a médica.

Se suspeitar que a criança está desidratada, é o momento de entrar em contacto com a equipa de cuidados de saúde e avaliar a possibilidade de levá-la ao hospital.

Respiração – A especialista recomenda ainda que se verifique como a criança doente está a respirar. “Se a criança aparentar estar com a respiração acelerada, com dificuldades ou a fazer algum esforço para respirar, é o momento de entrar em contacto com a equipe de saúde ou levá-la para o hospital”, explica. “Se a criança estiver com dificuldade respiratória e não conseguir falar, o caso é urgente e ela deve ser atendida na urgência.”

Comportamento – “Uma criança pode estar com febre e ainda assim comportar-se normalmente, brincar, comer, beber e respirar sem dificuldade. Porém, há casos em que a criança pode ter uma febre leve e não estar alerta ou não responder bem aos estímulos. Isso é um sinal de que ela deve ser vista por um médico”, explica Mattke.

Segundo a especialista, se a criança doente estiver hidratada, respirando bem e a agir normalmente, e mesmo assim os pais tiverem dúvidas, devem entrar em contacto ou enviar uma mensagem para a equipa médica.

 

Crédito imagem: Andrea Piacquadio (Pexels)

Posts relacionados