Scroll Top

Analgésicos de venda livre associados a aumento de risco para a saúde perinatal

analgésicos

Um dos maiores estudos do género descobriu que as mulheres que tomam analgésicos de venda livre durante a gravidez têm uma probabilidade 1,5 vezes maior de ter um bebé com problemas de saúde. O risco de parto prematuro ou morte neonatal, problemas físicos e outros são todos maiores.

O aumento do risco de resultados neonatais adversos associados a analgésicos comuns como aspirina e ibuprofeno “indica que a orientação médica para mulheres grávidas” em relação ao seu uso “deve ser reavaliada”, refere Aikaterini Zafeiri, o primeiro investigador do estudo, especialista da Universidade de Aberdeen, na Escócia. 

Uma elevada percentagem (entre 30% e 80%) de mulheres em todo o mundo usa analgésicos sem receita durante a gravidez para aliviar a dor, os sintomas comuns da gravidez, gripe, febre, problemas inflamatórios ou reumatológicos. No entanto, as evidências atuais sobre a segurança do uso durante a gestação variam amplamente, com alguns medicamentos considerados seguros e outros não.

Para esta análise, foram usados ​​dados de um banco escocês e analisadas 151.141 gestações únicas, que avaliaram o consumo de cinco analgésicos – paracetamol, aspirina e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs ), diclofenaco, naproxeno e ibuprofeno – tomados sozinhos ou em combinação com outros.

No geral, os resultados mostram que quase três em cada dez (29%) mulheres tomaram analgésicos de venda livre durante a gravidez, um número que mais do que duplicou para 60% durante os últimos sete anos do período de estudo, que durou três décadas, o que sugere que o uso está a crescer rapidamente.

Quando questionadas especificamente sobre o tema na sua primeira consulta pré-natal, ao contrário de mais tarde na gravidez ou após o parto, mais de quatro em cinco (84%) das mulheres que usaram analgésicos relataram o uso durante as primeiras 12 semanas após a conceção.

Os resultados mostram uma associação entre o aumento dos riscos para a saúde durante a gravidez quando as mães foram expostas a pelo menos um dos cinco analgésicos, que incluíram defeitos do tubo neural, admissão em unidade neonatal, óbito neonatal, parto prematuro, peso ao nascer inferior a 2,5 kg, entre outros.

À luz dos resultados do estudo, Zafeiri considera que a facilidade de acesso a analgésicos sem receita, em combinação com a disponibilidade de informações corretas ou incorretas através da Internet, levanta questões de segurança. E acrescenta: “isso ocorre sobretudo quando decisões mal informadas ou parcialmente informadas sobre a automedicação são tomadas durante a gravidez”.

Posts relacionados