Scroll Top

Resultados da gravidez fortemente associados a fatores de risco cardiovascular

risco cardiovascular

Uma análise de mais de 18 milhões de gestações mostrou uma relação forte entre a saúde cardíaca das mulheres, os fatores de risco cardiovascular e os resultados da gravidez.

Publicado no European Journal of Preventive Cardiology, no estudo, os investigadores examinaram a presença de quatro fatores de risco para doenças cardiovasculares em mulheres antes da gravidez: peso corporal não saudável, tabagismo, hipertensão e diabetes.

E verificaram que a probabilidade de complicações importantes na gravidez, como admissão na unidade de cuidados intensivos (UCI) materna, parto prematuro, baixo peso ao nascer e morte fetal, aumentou gradativamente com o número de fatores de risco cardiovascular existentes antes da gravidez.

“Os fatores de risco cardiovasculares individuais, como obesidade e hipertensão, presentes antes da gravidez, foram associados a resultados maus para a mãe e o bebé”, refere o autor do estudo, Sadiya Khan, da Escola de Medicina Feinberg da Northwestern University, Chicago, EUA.

“O nosso estudo mostra agora uma relação entre o número de fatores de risco e várias complicações. Estes dados realçam que melhorar a saúde geral do coração antes da gravidez precisa de ser uma prioridade.”

Aumento do risco cardiovascular faz disparar problemas 

O estudo consistiu numa análise transversal de dados maternos e fetais do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos Estados Unidos, que recolhe informações sobre todos os nascimentos e mortes fetais após 20 semanas de gestação. Aqui foram incluídos dados de mulheres com idades entre os 15 e os 44 anos, de 2014 a 2018.

Foram recolhidas informações sobre a presença ou ausência de quatro fatores de risco cardiovascular antes da gravidez: índice de massa corporal (IMC; menor que 18,5 kg/m2 ou maior que 24,9 kg/m2), tabagismo, hipertensão e diabetes.

As mulheres foram categorizadas como tendo 0, 1, 2, 3 ou 4 fatores de risco e os investigadores estimaram os riscos relativos de admissão materna na UCI, parto prematuro (antes das 37 semanas), baixo peso ao nascer (menos de 2500 g) e morte fetal associados a esses fatores de risco (1, 2, 3 ou 4) em comparação com nenhum fator de risco (0).

Todas as análises foram ajustadas para a idade materna no parto, raça/etnia, educação, atendimento pré-natal, paridade e pluralidade de nascimento.

Um total de 18.646.512 gestações foram incluídas na análise, sendo a idade materna média de 28,6 anos. Mais de 60% das mulheres tinham um ou mais fatores de risco cardiovascular pré-gravidez, com 52,5% a apresentarem um fator, 7,3% com dois, 0,3% com três e 0,02% com quatro fatores de risco.

Em comparação com as mulheres sem fatores de risco pré-gravidez, aquelas com todos os quatro fatores de risco (3.242 mulheres) tiveram um risco aproximadamente 5,8 vezes maior de admissão na UCI, 3,9 vezes maior de parto prematuro, 2,8 vezes maior de baixo peso ao nascer e 8,7 vezes maior de morte fetal.

A análise foi repetida entre as mulheres que tiveram o primeiro filho (foram excluídas mulheres com gestações anteriores), com resultados consistentes. “Realizamos esta análise porque as mulheres com uma primeira gravidez complicada são mais propensas a ter complicações em gestações seguintes”, refere Khan.

“Além disso, o ganho de peso gestacional pode levar a um IMC mais alto na próxima gravidez. Vimos resultados muito semelhantes, o que fortalece as descobertas em toda a coorte”, acrescenta.

“Os níveis de obesidade pré-gravidez e pressão alta estão a aumentar e há alguns indícios de que as mulheres estão a adquirir fatores de risco cardiovascular em idades mais precoces do que antes. Além disso, as gravidezes ocorrem mais tarde na vida, dando aos fatores de risco mais tempo para se acumularem. Juntos, isso criou uma tempestade perfeita de mais fatores de risco, início precoce e gestações posteriores.”

Para Khan, “as descobertas defendem uma avaliação cardiovascular pré-gravidez mais abrangente, em vez de focar em fatores de risco individuais, como IMC ou pressão arterial, isoladamente. Na realidade, nem todas as gestações são planeadas, mas o ideal é que avaliemos as mulheres bem antes de engravidarem, para que haja tempo de otimizar a sua saúde. Também precisamos de mudar o nosso foco para priorizar e promover a saúde das mulheres como sociedade – então, em vez de apenas identificar a hipertensão, evitamos que a pressão arterial se eleve”.

Posts relacionados