Scroll Top

As nove verdades sobre os distúrbios alimentares

distúrbios alimentares

A Academia de Distúrbios Alimentares, uma instituição norte-americana com especialistas sobre o tema, lança um novo documento em que partilha Nove Verdades sobre Peso e Distúrbios Alimentares. O objetivo: aumentar a consciencialização sobre as pessoas com todo o tipo de corpos e de todos os tamanhos.

Erradicar os estereótipos e educar os profissionais e o público sobre estes distúrbios, potencialmente fatais, é um dos objetivos. Até porque, lê-se no comunicado partilhado pela Academia, apesar da ideia de que as pessoas com distúrbios alimentares têm peso extremamente baixo, estes problemas podem manifestar-se independentemente do valor apresentado pela balança.

Os distúrbios alimentares têm uma das taxas mais elevadas de mortalidade de entre as doenças psiquiátricas. E apesar de, durante muito tempo, se ter acreditado que apenas aqueles com peso muito baixo corriam risco de complicações médicas fatais, investigações recentes revelaram que o risco é partilhado por uma faixa alargada de pesos corporais.

Problemas cardíacos devido à restrição calórica, uso de comprimidos e laxantes e o vómito induzido estão entre as principais causas de morte nestes distúrbios, independentemente do peso.

A intervenção precoce é um fator importante na redução das taxas de mortalidade e de complicações médicas, mas o diagnóstico em doentes com mais peso é muitas vezes tardio. Em vez disso, estas pessoas costumam receber conselhos para perderem peso, o que pode exacerbar os seus sintomas comportamentais.

A discriminação com base no peso e o bullying são predominantes nos serviços de saúde, emprego e educação. Demonstrou-se que esse estigma afeta a saúde mental e física, incluindo maiores níveis de depressão e baixa autoestima, com maior risco de diabetes e comportamentos alimentares desordenados. Os indivíduos que sofreram viés de peso por profissionais médicos têm maior probabilidade de evitar a rotina cuidados de saúde, o que pode levar a atrasos no diagnóstico de outros problemas médicos.

“O estigma do peso é generalizado, pernicioso e atinge o cerne da nossa missão, aumentando o risco de distúrbios alimentares e tornando a recuperação sustentada muito mais difícil”, refere Bryn Austin, presidente da Academia.

“Quanto mais uma pessoa levar a sério as mensagens humilhantes e desdenhosas dos media e da sociedade sobre corpos volumosos, mais provável é que desenvolva um distúrbio alimentar e mais terá dificuldade em recuperar, independentemente do seu peso. Além disso, a discriminação franca nos cuidados de saúde contra pessoas que vivem com corpos maiores tem um custo direto e às vezes devastador sobre a saúde e o bem-estar, independentemente de uma pessoa acreditar ou não nas mensagens estigmatizantes”, acrescenta.

“Com as nossas Nove Verdades sobre Distúrbios de Peso e Alimentação, esperamos oferecer aos profissionais de saúde – sejam pediatras ou geriatras, assistentes sociais ou cardiologistas – novas ideias sobre estes tópicos, novas formas de entender as experiências dos doentes e das suas famílias e, esperançosamente, mais compaixão pelos cuidados que prestam.”

Verdades sobre distúrbios alimentares

1 – Muitas pessoas com distúrbios alimentares parecem saudáveis, mas podem estar extremamente doentes.

2 – As famílias não têm a culpa e podem ser os maiores aliados dos doentes no tratamento.

3 – O diagnóstico de um distúrbio alimentar é uma crise de saúde, que perturba o funcionamento pessoal e familiar.

4 – Os distúrbios alimentares não são escolhas, mas doenças.

5 – Os distúrbios alimentares afetam pessoas de géneros, idades, raças, etnias, formas corporais e pesos, orientações sexuais e estatuto socioeconómico.

6 – Os distúrbios alimentares aumentam o risco de suicídio e complicações médicas.

7 – Os genes e o ambiente desempenham papéis importantes no desenvolvimento de distúrbios alimentares.

8 – Os genes sozinhos não podem prever quem vai desenvolver distúrbios alimentares.

9 – A recuperação dos distúrbios alimentares é possível. A deteção precoce e intervenção são importantes.

Posts relacionados