Scroll Top

Beber café ou chá pode ajudar a prevenir o cancro da cabeça e pescoço?

benefícios do café

Numa análise recente, que se socorre de dados de mais de uma dúzia de estudos, o consumo de café e chá foi associado a riscos mais baixos de desenvolver cancro da cabeça e pescoço, incluindo cancro da boca e da garganta. As conclusões foram publicadas pela Wiley online na CANCER, uma revista com revisão da Sociedade Americana de Oncologia.

O cancro da cabeça e pescoço é o sétimo cancro mais comum em todo o mundo e as taxas estão a aumentar nos países com rendimentos baixos e médios. Nesse sentido, são muitos os estudos que já avaliaram se o consumo de café ou chá está associado ao cancro da cabeça e pescoço, com resultados inconsistentes.

Para fornecer informações adicionais, os investigadores examinaram dados de 14 estudos realizados por diferentes cientistas associados ao consórcio Internacional de Epidemiologia do Cancro de Cabeça e Pescoço, uma colaboração de grupos de investigação em todo o mundo.

Os participantes do estudo preencheram questionários sobre o consumo anterior de café com cafeína, descafeinado e chávenas de chá por dia/semana/mês/ano.

Quando os investigadores reuniram informações sobre 9.548 doentes com cancro de cabeça e pescoço e 15.783 controlos sem cancro, verificaram que, em comparação com os que não bebiam café, os indivíduos que bebiam mais de 4 chávenas diariamente tinham probabilidades 17% menores de ter cancro de cabeça e pescoço em geral, menos 30% de probabilidades de ter cancro na cavidade oral e menos 22% de probabilidades de ter cancro na garganta.

Beber 3-4 chávenas de café foi associado a um risco 41% menor de ter cancro da hipofaringe (um tipo de cancro na parte inferior da garganta).

Já a ingestão de descafeinado foi associado a probabilidades 25% menores de cancro da cavidade oral e beber chá a uma probabilidade 29% menor de cancro hipofaríngeo.

Além disso, beber 1 chávena ou menos de chá por dia foi associado a um risco 9% menor de cancro da cabeça e pescoço em geral e a um risco 27% menor de cancro da hipofaringe, mas beber mais de 1 chávena foi associado a probabilidades 38% maiores de cancro da laringe.

“Embora tenha havido pesquisas anteriores sobre o consumo de café e chá e a redução do risco de cancro, este estudo destacou os seus diversos efeitos em diferentes sublocais de cancro de cabeça e pescoço, incluindo a observação de que mesmo o descafeinado teve algum impacto positivo”, refere o autor sénior Yuan-Chin Amy Lee, PhD, do Huntsman Cancer Institute e da University of Utah School of Medicine.

“Os hábitos de consumo de café e chá são bastante complexos e estas descobertas apoiam a necessidade de mais dados e estudos adicionais sobre o impacto que podem ter na redução do risco de cancro.”

 

Crédito imagem: Pexels

Related Posts