Scroll Top

Debater o dia-a-dia das pessoas com cancro nas Jornadas de Oncologia

Jornadas de Oncologia

As primeiras Jornadas de Oncologia têm lugar nos próximos dias 23 e 24 de outubro, no Praia do Sal Resort, em Alcochete. Dirigidas sobretudo a doentes oncológicos, têm como principal objetivo debater temas do dia-a-dia das pessoas que enfrentam um diagnóstico de cancro e contribuir para a melhoria do seu quotidiano, através da realização de workshops. 

A organização está a cabo da revista Cuidar, em parceria com a Cancro e Inspiração, uma comunidade com cerca de 100 elementos, desde profissionais de saúde, técnicos, doentes, sobreviventes, familiares e cuidadores, que apostam na entreajuda e na partilha, de modo a tornar o cancro numa doença mais fácil de suportar.

Do programa das Jornadas de Oncologia, os temas de destaque são, para já, a saúde mental do doente e sobrevivente oncológico, um assunto particularmente atual, tendo em conta o contexto pandémico, que privou os cuidadores de acompanharem os seus familiares em consultas, tratamentos e onde as visitas em internamento foram canceladas.

A importância da fisioterapia na melhoria da qualidade de vida dos sobreviventes oncológicos e ainda a sexualidade durante e após a doença são outros temas do evento, que contará também com a realização de workshops, entre os quais, e já confirmado, o de meditação e mindfulness. 

As inscrições, que são gratuitas para os doentes oncológicos, deverão ser feitas através do formulário online. Para os restantes participantes, a inscrição tem um valor de 10€, que reverte para a Associação CADO – Centro de Apoio ao Doente Oncológico, entidade organizadora das Jornadas e proprietária da Revista Cuidar.

Jornadas Oncologia
O programa provisório já está disponível.

Posts relacionados