São todas mulheres e partilham uma experiência comum a milhares de pessoas em Portugal e milhões em todo o mundo: sobreviveram a um cancro. Fotografadas pela lente do fotógrafo Daniel Vieira, as suas histórias e experiências vão estar, em forma de imagem, expostas no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), a partir do próximo dia 25.

Inserida no projeto ‘Cancro, a história que nos une’, da iniciativa do Fundo iMM – Laço, organismo que financia projetos de investigação na área do cancro da mama, a exposição resulta de uma parceria com o blog Dia de Mudança, de Gabriela Fonseca, também ela sobrevivente.

A história que as une

O átrio dos Hospitais da Universidade de Coimbra recebe esta iniciativa, que serve de ponto de partida para a campanha que tem como lema, #juntasvencemosocancro e que tem como objetivo inspirar aqueles a quem foi diagnosticada uma doença oncológica, mas também todos os que de perto vivem ou convivem com essas situações ou outros problemas de saúde que exigem sempre uma grande força de superação.

A campanha conta com a participação de doze doentes oncológicas – Ana Bee, Gabriela Fonseca, Inês Ribeiro, Isadora Lum, Isabel Arcanjo, Margarete Santos, Margarida Vale, Marta Machado, Marília Pereira, Paula Patuxa, Sandra Lucas e Sónia Leiriao, todas elas com histórias de vida difíceis mas que conseguiram superar tornando-as mais fortes.

São testemunhos de coragem e determinação que pretendem ajudar a sensibilizar para uma causa que todos os anos afeta milhares de mulheres em Portugal.

A exposição ficará patente no átrio dos HUC até ao dia 25 de março de 2019.