Scroll Top

Cientistas desenvolvem ‘chupa-chupa’ para o diagnóstico do cancro da boca

cancro da boca

Um ‘chupa-chupa’ capaz de diagnosticar precocemente o cancro da boca poderá vir a ser realidade em breve, graças a um projeto pioneiro financiado pelo Cancer Research UK e pelo Engineering and Physical Sciences Research Council (EPSRC), no Reino Unido.

Ruchi Gupta, especialista da Universidade de Birmingham, recebeu um apoio para, nos próximos três anos, fabricar um protótipo de ‘chupa-chupa’ aromatizado a partir de um material chamado hidrogel inteligente, que funciona um pouco como uma rede de pesca: absorve grandes quantidades de água, ao mesmo tempo que “apanha” moléculas maiores, como as proteínas, que podem ser alvo de análise em laboratório.

O ‘chupa-chupa’ será criado a partir de um hidrogel inteligente previamente desenvolvido por Gupta e pela sua equipa e o objetivo é que os doentes, ao chuparem, transfiram uma amostra de saliva para o hidrogel, para que os cientistas possam então libertar as proteínas “apanhadas” através de um jato de luz UV sobre o hidrogel e, em seguida, analisar o líquido para detetar as proteínas da saliva que indicam as fases iniciais do cancro da boca.

Diagnóstico de cancro da boca ainda invasivo

Atualmente, o diagnóstico de cancro da boca pode implicar a colocação de uma câmara flexível na extremidade de um tubo através do nariz ou da boca e a realização de uma biopsia para análise, um procedimento invasivo, demorado e que requer um endoscopista.

Ruchi Gupta diz estar entusiasmada por receber financiamento para iniciar a fase seguinte do projeto. “Os hidrogéis inteligentes têm um potencial muito interessante para o diagnóstico do cancro da boca”, afirma. Podem ser facilmente moldados como um sólido para “apanhar” proteínas na saliva.

“Estamos muito entusiasmados por iniciar a próxima fase deste projeto. Esperamos poder ser os primeiros a fabricar um dispositivo que seja muito mais simpático para os doentes no diagnóstico do cancro da boca e mais fácil de utilizar pelos médicos de clínica geral.”

 

Crédito imagem:

Related Posts