Scroll Top

Confiança nas vacinas contra o coronavírus está a aumentar globalmente

vacina contra o coronavírus

Um inquérito realizado junto de cidadãos de 15 países revela que mais de metade dos inquiridos (54%) levaria a vacina contra o coronavírus se esta fosse oferecida na próxima semana. Um aumento em relação a novembro, quando a mesma sondagem mostrou que apenas quatro em cada 10 (41%) estariam dispostos a fazê-lo.

No entanto, a análise feita pelo Instituto de Inovação em Saúde Global (IGHI) do Imperial College London, em colaboração com YouGov, mostra que existem diferenças nas atitudes em relação às vacinas em todo o mundo.

Em geral, as pessoas no Reino Unido foram as mais dispostas a receber uma vacina contra o coronavírus (78%), seguida da Dinamarca (67%). E embora a França tenha a maior proporção de entrevistados que afirmaram que não levariam a vacina (44%), o número de franceses entrevistados que concordaram fortemente em fazê-lo duplicou, passando de apenas 15% em novembro para 30% em janeiro.

Em quatro países – Austrália, Japão, Coreia do Sul e Singapura – a disposição para levar a vacina diminuiu desde novembro, com os japoneses a mostrarem a menor disposição para se vacinar atualmente (33%), seguidos dos cidadãos de Singapura (35%).

No que diz respeito à preocupação com os efeitos secundários da vacina, esta diminuiu em nove dos 15 países, com menos de metade dos entrevistados em geral (47%) a relatar preocupação com os danos potenciais associados às novas vacinas (valor inferior aos 54% de novembro).

A confiança dos entrevistados na capacidade das autoridades de saúde do seu país fornecerem uma vacina eficaz também cresceu, com quase seis em cada 10 (58%) a afirmarem que acreditam que o seu governo pode fazê-lo, contra 51% registado em novembro.

David Nabarro, codiretor do IGHI e Enviado Especial da Organização Mundial de Saúde para a Covid-19, considera estes resultados “muito encorajadores; houve uma mudança aparentemente positiva na perceção das pessoas sobre estes produtos. Como as vacinas vão desempenhar um papel vital no controlo da pandemia, os líderes devem agir agora para ajudar mais pessoas a entender os benefícios de serem vacinadas e garantir que ninguém seja deixado para trás”.

Acesso à vacina contra o coronavírus não é igual para todos

Os dados, recolhidos entre 4 e 24 de janeiro, mostram que a maioria das pessoas em todo o mundo confia na vacina contra o coronavírus, com dois terços (66%) a afirmarem confiança forte ou moderada e apenas 12% a relatarem nenhuma confiança. Também descobriu que a maioria das pessoas (66%) acredita que levar uma vacina é importante para a sua saúde.

No entanto, também destacou as dificuldades que algumas pessoas enfrentam para ter acesso a uma vacina, com mais da metade (54%) a relatar que seria tarefa difícil. As pessoas na Coreia do Sul e no Japão relataram a maior dificuldade no acesso a uma vacina (68%, 67%), enquanto na Noruega e na Dinamarca a dificuldades parece ser menor (47%, 49%).

Posts relacionados