A urticária é uma reação comum de pele que causa comichão ou manchas de aparência inchada na pele, que costumam ser vermelhas ou rosadas. A boa notícia é que há formas de alívio que se podem encontrar em casa.
“Vários fatores – incluindo a luz solar, stress e uma reação alérgica a alimentos e medicamentos – podem causar urticária”, afirma o dermatologista Danilo Del Campo. “A urticária costuma ser inofensiva e temporária. Tende a durar de alguns minutos a algumas horas e, na maioria dos casos, desaparece em 24 horas.”
Qualquer pessoa pode ter urticária, no entanto, as mulheres com eczema e as pessoas que fumam têm maior risco. Para obter alívio da urticária em casa, Del Campo recomenda:
– Acalme a comichão com um pano húmido e frio, creme ou loção anti-prurido ou banhos de aveia coloidal.
– Tente não arranhar. Isso pode ser difícil, pois a urticária é notoriamente conhecida pela sua comichão, mas coçar irrita mais a pele. Manter as unhas curtas pode reduzir o risco de arranhões.
– Banhe-se suavemente com água morna. Ao tomar banho, deve ser muito gentil com a sua pele. Evite esfregar a pele com comichão com um pano ou esponja de malha. É melhor aplicar o seu sabonete ou gel de banho colocando-o suavemente na pele com as mãos.
– Use um gel de banho sem perfume. Certifique-se que usa um produto sem perfume.
– Use roupas folgadas e com 100% de algodão, que pode reduzir a irritação na sua pele.
– Se costuma ter urticária ou se esta demora tempo a passar, registe-as num diário. Isso pode ajudá-lo a descobrir o que está a desencadear a urticária e impedir que volte.
“Se a sua urticária não desaparecer depois de seguir estas dicas, converse com um dermatologista”, aconselha o médico. “Procure assistência médica imediata se juntamente com os problemas de pele tiver qualquer um dos seguintes sintomas: dificuldade a engolir, sensação de tontura ou desmaio, inchaço na boca ou garganta, coração acelerado ou falta de ar ou problemas respiratórios.”