Mr. Bean, personagem de uma série britânica bem conhecida, não é famoso pelos seus eloquentes discursos. Mas no vídeo partilhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), do qual é protagonista, não são precisas palavras para dar força às mensagens que todos bem conhecem mas que, com os casos de COVID-19 a crescer por todo o mundo, é preciso recordar e reforçar.

O Projeto Everyone, uma agência sem fins lucrativos, e a Tiger Aspect Productions juntaram-se para lançar um Anúncio de Serviço Público, usando o Mr. Bean, em formato desenho-animado, que partilha uma “Lista essencial de COVID-19”. Nela, recorda-se a importância de lavar as mãos, do distanciamento físico e da bondade para com terceiros.

“A COVID-19 afeta todas as esferas da vida humana e precisamos de usar todas as ferramentas à nossa disposição para partilhar informações que salvem vidas com todas as pessoas à volta do mundo”, refere Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor Geral da OMS.

Os conselhos de Mr. Bean para uma boa saúde

A voz do anúncio é a do autor de Mr. Bean, o ator Rowan Atkinson, que criou a personagem, “uma criança no corpo de um homem adulto”, quando estudava na Universidade de Oxford, juntamente com o cineasta e defensor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Richard Curtis.

Mr. Bean, que foi transmitido originalmente nos anos 90 antes de se transformar numa série animada, expandiu-se a uma escala global, com 96 milhões de seguidores no Facebook em todo o mundo, comemorando este ano o seu 30.º aniversário.

Richard Curtis partilhou a satisfação de “trabalhar com a OMS neste esboço do Mr. Bean e apoiar as mensagens de saúde sobre a COVID-19. Em 2015, 193 líderes mundiais comprometeram-se com 17 Metas Globais para acabar com a pobreza, a desigualdade e as mudanças climáticas até 2030. Uma boa Saúde e bem-estar são a Meta 3, essencial para se alcançarem todas as outras”.