No Dia Mundial da Audição, que se assinala esta terça-feira (3 de março), a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que a deteção precoce da perda auditiva é essencial para a reabilitação. É para facilitar esta deteção que acaba de lançar uma aplicação para dispositivos móveis. Quer saber se ouve bem? Faça o teste.
Para garantir que a perda auditiva é notada o mais cedo possível, todas as pessoas devem verificar a sua audição periodicamente, sobretudo aquelas que apresentam maior risco de perda auditiva.
São estas as pessoas que costumam ouvir música muito alta, que trabalham em locais barulhentos, usam remédios que prejudicam a audição ou têm mais de 60 anos.
É para estas que a OMS lança a hearWHO, uma ‘app’ que fornece ao público em geral acesso a um rastreio da audição para verificar o seu estado auditivo e monitorizá-lo ao longo do tempo.
Fácil de usar, a ‘app’ exibe claramente os resultados dos utilizadores e mantém um histórico personalizado ddo estado da sua audição ao longo do tempo.
‘App’ disponível também para profissionais de saúde
Especialmente recomendado para quem costuma ouvir música alta em dispositivos de áudio pessoais, a aplicação pode ser também usada pelos profissionais de saúde para detetar a existência de perda auditiva e encaminhá-las para testes de diagnóstico.
Disponível para iOS e Android, a ‘app’ está apenas disponível em inglês, mas versões noutras línguas serão disponibilizadas ainda este ano.
Alerta para a audição
Para o Dia Mundial da Audição, a OMS salienta que, em todas as etapas da vida, a comunicação e a boa saúde auditiva ligam-nos às nossas comunidades e ao mundo.
Para quem tem perda auditiva, as intervenções apropriadas e oportunas podem facilitar o acesso à educação, emprego e comunicação.
Globalmente, diz a OMS, há falta de acesso a intervenções para lidar com a perda auditiva, como aparelhos auditivos, pelo que a organização defende que uma intervenção precoce deve ser disponibilizada através dos sistemas de saúde.