Scroll Top

Cuidado com as dietas ioiô: estudo diz que podem aumentar risco cardiovascular

riscos das dietas ioiô

Muitas das mulheres que querem perder peso já as experimentaram, aquela montanha russa em forma de dietas que até conseguem eliminar alguns quilos, mas que falham na promessa de mundos e fundos. Resultado: no final das mesmas os quilos estão de volta. Conhecidas como dietas ioiô, não só não resultam, como podem aumentar o risco de problemas cardiovasculares nas mulheres.

A afirmação é dada por um estudo, apresentado esta semana numa sessão científica da American Heart Association, que avaliou as flutuações de peso e concluiu que, de facto, as dietas ioiô podem prejudicar a saúde do coração.

“Ter um peso saudável é geralmente recomendado para um coração com saúde, mas manter a perda de peso é difícil”, confirma em comunicado Brooke Aggarwal, autora do trabalho. “E as flutuações no peso podem dificultar a obtenção desse ideal de saúde cardiovascular”, acrescenta.

IMC longe do desejado

Para perceber o impacto deste tipo de dietas, que fazem perder peso, mas de uma forma sustentada, os investigadores reuniram um grupo de 485 mulheres, com uma idade média de 37 anos.

A maioria das mulheres (73%) relatou pelo menos um episódio de perda de peso com dieta ioiô. E, para estas, a avaliação permitiu verificar que 82% apresentavam menos probabilidade de ter um índice de massa corporal (IMC) ideal (entre 18,5 e 25) e 51% menos hipótese de um IMC classificado como moderado.

O trabalho promete continuar, com os investigadores apostados em percebe, através de um estudo de cinco a dez anos, “se estes resultados se mantêm, analisando os efeitos de longo prazo”.

Posts relacionados