Scroll Top

Consórcio nacional desenvolve calçado hi-tech para pé diabético

sapato para pé diabético

Um inovador calçado terapêutico, mais ajustado à condição do pé diabético e feito de materiais inteligentes para monitorização de parâmetros clínicos, está a ser desenvolvido por um consórcio nacional que junta indústria e instituições de ensino superior.

Inserido no projeto Science DiabetICC Footwear, cofinanciado pelo programa Portugal 2020/Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o novo tipo de calçado vai ser produzida pela ICC – Indústrias e Comércio de Calçado S.A., em colaboração com a ESEnfC – Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, que identificou esta necessidade terapêutica, e a Universidade do Minho.

Com este novo calçado, o objetivo é chegar a uma solução que, ao mesmo tempo, seja capaz de minimizar o risco de lesão e promova o máximo conforto ergonómico (com capacidade de adaptação da forma) e termofisiológico. A isto associa-se ainda um design mais moderno e apelativo.

Pedro Parreira, investigador que coordena a parceria da ESEnfC e da UICISA: E – Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, um centro de pesquisa acolhido no estabelecimento de ensino superior de Coimbra, explica que o Science DiabetICC Footwear “pretende ultrapassar as dificuldades associadas às limitações dos produtos já existentes”, constituindo-se como “um calçado inovador”.

“Será um calçado ecológico, impermeável e arejado, que evitará odores e facilitará a circulação sanguínea. A palmilha terá caraterísticas especiais, será removível e de limpeza fácil, integrará agentes terapêuticos e permitirá absorver impactos em andamento”, refere o investigador.

“Incluirá materiais inteligentes (self-sensing composites) para a monitorização de parâmetros clínicos do pé diabético, contribuindo para reduzir o risco de aparecimento de infeções associadas a úlceras. O peso do sapato será reduzido, com design apelativo em várias cores, e a sola será antiderrapante”, descreve ainda o docente da ESEnfC.

De acordo com o especialista, o que se pretende é “que [este sapato terapêutico] seja um dispositivo médico, sustentado em investigação clínica, a ser comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde”.

O projeto Science DiabetICC Footwear: Desenvolvimento de calçado terapêutico inovador para pé diabético, uma situação frequente entre diabéticos, é cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de copromoção, com um incentivo aprovado de 700.047,24 euros, para um investimento de despesas elegíveis totais de um milhão de euros.

Posts relacionados