Scroll Top

Dieta rica em gordura aumenta a cintura e reduz o cérebro

cérebro

Novos estudos mostram que os alimentos gordurosos podem não apenas aumentar a cintura, mas também causar estragos ao nível do cérebro.

Um estudo internacional liderado por neurocientistas da Universidade da Austrália do Sul estabeleceu uma ligação clara entre a dieta rica em gordura dada a ratinhos ao longo de 30 semanas e o desenvolvimento de diabetes, assim como uma deterioração subsequente nas capacidades cognitivas, incluindo o desenvolvimento de ansiedade, depressão e agravamento da doença de Alzheimer, confirmando o seu impacto no cérebro.

Estes ratinhos apresentaram ainda uma maior probabilidade de ganhar peso excessivo devido ao metabolismo deficiente causado por alterações cerebrais.

Larisa Bobrovskaya, neurocientista e bioquímica, considera que estes dados reforçam ainda mais o corpo de evidências que associam a obesidade crónica e a diabetes à doença de Alzheimer, que se prevê que venha a ultrapassar os 100 milhões de casos até 2050.

“A obesidade e a diabetes prejudicam o sistema nervoso central, exacerbando distúrbios psiquiátricos e o declínio cognitivo. Demonstramos isso com o nosso estudo realizado com ratinhos”, confirma.

No estudo, os ratos submetidos a uma dieta rica em gordura ganharam muito peso, desenvolveram resistência à insulina e começaram a comportar-se de forma anormal em comparação com aqueles alimentados com uma dieta padrão.

“Os indivíduos obesos têm um risco cerca de 55% superior de desenvolverem depressão, e a diabetes duplicará esse risco”, refere a especialista.

“As nossas descobertas sublinham a importância de abordar a epidemia global de obesidade. É muito provável que uma combinação de obesidade, envelhecimento e diabetes leve a um declínio nas capacidades cognitivas, doença de Alzheimer e outros distúrbios de saúde mental.”

Posts relacionados