Scroll Top

‘Olhos que não veem, coração que não sente?’: conversa sobre bons hábitos cardiovasculares

bons hábitos cardiovasculares

O que é uma alimentação saudável para o coração? Como é que o tabaco afeta este órgão? O stress quotidiano compromete a nossa saúde, mas o que podemos fazer para acalmar o coração? Será que estamos a exercitar-nos adequadamente? Estas são algumas das questões que vão ter resposta no ciclo de conversas on-line ‘Olhos que não veem, coração que não sente?’, uma iniciativa da Ciência Viva, em colaboração com o Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa, sobre bons hábitos cardiovasculares.

No próximo dia 25, entre as 10h00 e as 12h30, em direto no YouTube, o coração vai ser o protagonista da conversa, ou não fosse este Maio Mês do Coração. O objetivo é contribuir para o debate informado sobre a problemática das doenças cardiovasculares e para a importância de prevenir o seu aparecimento através de hábitos de vida mais saudáveis.

Rita Pinto e Ana Abreu, do Centro de Reabilitação Cardiovascular da Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Joana Sousa, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Ordem dos Nutricionistas, Paula Rosa, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e Manuela Abreu, do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa, são as especialistas de serviço, que irão tomar a palavra e esclarecer sobre o tema.

Um tema que não podia ser mais atual. É que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, as doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte e morbilidade à escala global, cenário ao qual Portugal também não escapa. No entanto, o que muitos talvez não saibam é que cerca de 80% destas doenças podem ser evitadas com base na prevenção.

A importância da prática de exercício físico, o papel dos alimentos que colocamos no nosso prato e alguns dos hábitos que mais castigam o nosso coração, como o tabagismo ou o excesso de stress, são temas a abordar nesta conversa, a que poderá assistir, sem necessidade de inscrição, aqui.

Related Posts