A receita para reduzir significativamente o risco de doenças cardíacas? Um novo estudo garante que o segredo está nos vegetais de folhas verdes, ricos em nitratos.

Realizado por investigadores da Edith Cowan University (ECU), na Austrália, o estudo mostra que basta ingerir o equivalente a uma chávena destes vegetais para melhorar a saúde do coração.

O estudo investigou se as pessoas que comiam regularmente grandes quantidades de vegetais ricos em nitratos tinham pressão arterial mais baixa e examinou também se essas mesmas pessoas tinham menos probabilidade de serem diagnosticadas com doenças cardíacas muitos anos depois.

Recorde-se que as doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte em todo o mundo, ceifando cerca de 17,9 milhões de vidas todos os anos.

Os investigadores avaliaram os dados de mais de 50.000 pessoas residentes na Dinamarca, que participaram num Estudo Dinamarquês sobre Dieta, Cancro e Saúde durante um período de 23 anos. E descobriram que as pessoas que consumiam os vegetais mais ricos em nitratos tinham uma pressão arterial sistólica cerca de 2,5 mmHg mais baixa e um risco entre 12 a 26% menor de doenças cardíacas.

Catherine Bondonno, autora principal do estudo, considera que a identificação de dietas capazes de ajudar a prevenir doenças cardíacas é uma prioridade.

“Os nossos resultados mostraram que, simplesmente ingerindo uma chávena de vegetais crus (ou meia chávena de cozidos) ricos em nitratos por dia, as pessoas podem reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares.”

Ainda de acordo com a especialista, “a maior redução no risco foi ao nível da doença arterial periférica (26%), um tipo de doença cardíaca caracterizada pelo estreitamento dos vasos sanguíneos das pernas. No entanto, descobrimos também que as pessoas tinham um risco menor de ataques cardíacos, AVC e insuficiência cardíaca”.

A quantidade ideal de vegetais de folhas verdes é…

O estudo descobriu que a quantidade ideal de vegetais ricos em nitratos é uma chávena por dia e comer mais do que isso não parece trazer nenhum benefício adicional.

“As pessoas não precisam de tomar suplementos para aumentar os seus níveis de nitratos porque o estudo mostrou que uma chávena de vegetais verdes folhosos por dia é suficiente para ter benefícios para as doenças cardíacas”, refere a especialista.

E são vários os truques para incluir estes vegetais na dieta, como usá-los como ingredientes em smoothies de banana ou frutos vermelhos, uma forma fácil de atingir os valores diários considerados necessários.

“Misturar folhas verdes é bom, mas não as transforme em sumo, porque isso remove a polpa e as fibras”, avança a investigadora.