Scroll Top

ERC premeia 166 investigadores com bolsas de Prova de Conceito, quatro dos quais portugueses

investigadores

Foram 166 os investigadores financiados pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC) que conquistaram as Proof of Concept Grants, bolsas no valor de 150.000 mil euros cada, financiamento que irá ajudá-los a preencher a lacuna entre os resultados do seu trabalho pioneiro e as fases iniciais de sua comercialização. E de entre eles contam-se quatro portugueses.

João Barata, do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, Elvira Fortunado, da Universidade Nova de Lisboa, Manuela Gomes, da Universidade do Minho e Ana Roque, da NOVA School of Science and Technology | FCT, são os nomes nacionais que constam de uma longa lista de investigadores que podem usar a verba ‘Prova de Conceito’ (PoC), por exemplo, para verificar a viabilidade prática de conceitos científicos, explorar oportunidades de negócios ou preparar pedidos de patente.

Esta ronda de financiamento beneficiará projetos em vários campos, como a criação de um novo kit de ferramentas para combater o comportamento prejudicial de adolescentes ou o uso do poder das bolhas para obter um tratamento de águas residuais mais sustentável. Os projetos incluem também uma ‘app’ para ajudar a treinar músicos a tocar em grupo e uma forma de ajudar os médicos a ler e analisar ADN em tempo real.

No caso dos portugueses, João Barata encontra-se a trabalhar numa terapêutica genética para a leucemia linfoblástica aguda de células T, enquanto Elvira Fortunato se dedica ao estudo do grafeno verde; Manuela Gomes está a desenvolver BioCHIPS e Ana Roque procura formas de acompanhamento não invasivo de cancros do trato urinário.

Maria Leptin, presidente do Conselho Europeu de Investigação, considera “maravilhoso ver que a investigação de ponta tem a capacidade de gerar descobertas que podem ser rapidamente colocadas em prática. Não esqueçamos que não há investigação aplicada sem pesquisa básica que alimente primeiro o pipeline – e que as inovações muito valiosas surgem de todas as disciplinas, das ciências físicas e da vida às ciências sociais e humanas”.

O que fazem os investigadores com as bolsas

O esquema de bolsas Proof of Concept está aberto apenas a investigadores que são ou foram anteriormente financiados pelo ERC, que usam o financiamento PoC para desenvolver descobertas feitas durante projetos de investigação financiados pelas suas bolsas ERC Starting, Consolidator, Advanced ou Synergy.

Dos projetos selecionados para financiamento em 2021, 54% foram baseados em conhecimentos adquiridos durante estudos feitos nos domínios das ciências físicas e engenharia – dentro deste domínio, os projetos derivados de descobertas feitas durante a investigação sobre a “engenharia de produtos e processos” foram os mais bem-sucedidos. Ao todo, 33% dos projetos vencedores tiveram origem a partir das ciências da vida, sendo o subdomínio de maior sucesso o de “ferramentas de diagnóstico, terapias e saúde pública”.

As propostas do domínio das ciências sociais e humanas ganharam 11% de todas as bolsas. Aqui, “Instituições, valores, crenças e comportamentos” foram os temas de maior sucesso.

Em geral, em 2021, foram avaliadas 348 propostas de Prova de Conceito, com uma taxa geral de sucesso de 48%. Valor que se compara a uma taxa de sucesso total de 32% no ano anterior, quando os candidatos enviaram mais propostas. O mesmo montante de financiamento estava disponível em ambos os anos.

Entre os vencedores, contam-se 48 bolsistas do sexo feminino. A proporção de mulheres entre candidatos e bolsistas aumentou em relação ao ano passado.

Posts relacionados