Scroll Top

Espirometria, um teste essencial para melhorar os resultados da DPOC

espirometria

A doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) é uma doença evitável e tratável, marcada pela falta de ar, produção crónica de expetoração e tosse, ceifando três milhões de vidas em todo o mundo todos os anos, devendo aumentar ainda mais devido ao envelhecimento da população e à exposição contínua. A importância da medição da função pulmonar, através da espirometria, é aqui essencial, salienta o Fórum das Sociedades Respiratórias Internacionais.

Embora a espirometria seja uma ferramenta essencial para o diagnóstico da DPOC, é também um marcador de saúde ao longo da vida. Os nossos pulmões crescem desde o útero até à idade adulta e ao longo deste período ficamos vulneráveis ​​a fatores de stress, como a poluição atmosférica e as infeções respiratórias, que podem impedir o crescimento pulmonar e aumentar o risco de desenvolver doenças pulmonares crónicas mais tarde na vida. Infelizmente, grande parte da função pulmonar pode ser perdida antes de desenvolvermos os sintomas.

A função pulmonar não é apenas um preditor da saúde pulmonar, mas também da nossa saúde em geral. Pequenas reduções da função pulmonar estão associadas a taxas de mortalidade mais elevadas, tanto respiratórias como não respiratórias. É aqui que entra a espirometria, que permite a deteção precoce e pode levar a intervenções imediatas e a melhores resultados.

Prevenir e melhor a qualidade de vida e o papel da espirometria

Embora atualmente não exista cura para a DPOC, as medidas para a prevenir e melhorar a qualidade de vida podem ser tomadas por vários indivíduos em muitos ambientes diferentes. Os empregadores podem lutar por ambientes respiratórios seguros, os cidadãos podem agir como administradores da limpeza do ar, e tanto os doentes como as famílias podem ajudar a defender mais investigação e um melhor acesso aos cuidados, incluindo medicamentos essenciais, exames de espirometria de rotina e outros tratamentos, como o acesso à telessaúde para os doentes.

Além disso, os prestadores e os decisores políticos podem trabalhar em conjunto para melhorar o acesso à espirometria e defender a sua utilização como marcador geral de saúde em todas as fases da vida.

 

Crédito imagem: iStock

Related Posts