Scroll Top

Estudo confirma eficácia de exame que faz deteção precoce de mais de 50 tipos de cancro

50 tipos de cancro

Os resultados finais a um exame de sangue que pode detetar mais de 50 tipos de cancro confirmam que o seu grau de precisão é suficiente para que seja implementado como um teste de rastreio entre as pessoas com maior risco, incluindo pessoas com 50 anos ou mais velhas, sem sintomas.

Num artigo publicado na revista Annals of Oncology, os investigadores relatam que o teste detetou a presença de cancro com precisão, muitas vezes antes do aparecimento de qualquer sintoma, tendo uma taxa de falsos positivos muito baixa, ao mesmo tempo que conseguiu prever a localização do tumor no corpo.

A empresa que desenvolve e financia a investigação acaba de disponibilizar este teste nos EUA, apenas mediante prescrição e para complementar outros métodos de triagem existentes, para o cancro da mama, do colo do útero, da próstata, pulmão e intestino.

De realçar que muitos dos tumores malignos que o teste é capaz de detetar não têm exames de rastreio disponíveis, como é o caso do cancro do fígado, pâncreas e esófago, que estão entre os mais mortais e onde a deteção precoce pode fazer uma diferença real.

Como funciona a deteção de mais de 50 tipos de cancro

Eric Klein, presidente do Instituto Glickman de Urologia e Rim, da Clínica de Cleveland, nos EUA, e primeiro autor do estudo, afirma que “detetar o cancro precocemente, quando o tratamento tem maior probabilidade de ter sucesso, é uma das oportunidades mais significativas que temos para reduzir o fardo do cancro. Estes dados sugerem que, se usado juntamente com os testes de rastreio existentes, o teste de deteção múltipla do cancro pode ter um impacto profundo na forma como a doença é detetada e, em última análise, na saúde pública”.

O teste envolve a recolha de uma amostra de sangue de cada paciente e a sua análise em busca de ADN, conhecido como ADN livre, que os tumores (e outras células) espalham no sangue. A sequenciação genómica é usada para detetar mudanças químicas no ADN, chamadas de “metilação”, que controlam a expressão do gene. Um classificador desenvolvido com inteligência artificial usa esses resultados para detetar padrões de metilação anormais, que sugerem a presença de cancro, podendo ainda prever a sua localização.

Os resultados estão disponíveis em dez dias úteis a partir do momento em que a amostra chega ao laboratório.

O estudo agora divulgado avaliou o desempenho do teste em 2.823 pessoas já diagnosticadas com cancro e 1.254 pessoas sem a doença e detetou a presença de tumores malignos de mais de 50 tipos diferentes, tendo ainda identificado corretamente a presença de cancro em todos os quatro estádios da doença (I, II, III, IV) em 51,5% dos casos.

A especificidade do teste foi de 99,5%, o que significa que o teste detetou incorretamente casos de cancro (a taxa de falsos positivos) em apenas 0,5% dos casos.

A sensibilidade do teste foi de 67,6% em geral nos estágios I-III em 12 cancros pré-especificados, entre os quais o da bexiga, intestino, esofágico, estômago, cabeça e pescoço, fígado, pulmão, ovário e pâncreas, e foi de 40,7% no geral em mais de 50 tipos de tumor.

Para todos os cancros, a deteção melhorou em cada estádio, com uma taxa de sensibilidade de 16,8% no estádio inicial I, 40,4% no estádio II, 77% no estádio III e 90,1% no estádio IV – o mais avançado, quando os sintomas costumam aparecer.

A sensibilidade variou de acordo com o tipo de cancro. Em tumores sólidos que não têm nenhuma opção de rastreio, como cancro do esófago, fígado e pâncreas, a sensibilidade geral do teste foi duas vezes maior do que nos tumores sólidos com opções de rastreio, como cancro da mama, intestino, colo do útero e próstata: 65,6% em comparação com 33,7%. A sensibilidade geral em cancros de sangue, como linfoma e mieloma, foi de 55,1%.

Além disso, o teste identificou corretamente o tecido em que o tumor estava localizado no corpo em 88,7% dos casos.

“Acreditamos que os cancros que liberam mais ADN na corrente sanguínea são detetados com mais facilidade. Estes tipos têm também maior probabilidade de ser fatais, e pesquisas anteriores mostram que esse teste deteta com mais força esses tipos de cancro”, refere o especialista.

Para entender como funciona o teste quando usado para rastrear populações, os investigadores estimaram que o seu valor preditivo positivo, ou seja, a proporção de casos identificados corretamente como cancro entre aqueles com um resultado positivo, é de 44,4% entre as pessoas com maior probabilidade de desenvolver cancro e idades entre os 50 e os 79 anos, e o valor preditivo negativo (aqueles corretamente identificados como não tendo cancro) é de 99,4%.

“Estes dados juntam-se a um crescente corpo de literatura que apoia o uso da sequenciação de próxima geração para a deteção de ADN livre em amostras de sangue como uma ferramenta para a deteção precoce de cancros comuns, que são responsáveis ​​por um número significativo de mortes e outros problemas de saúde em todo o mundo. Além disso, um teste de rastreio que requer apenas uma simples amostra de sangue pode ser uma opção para comunidades com pouco acesso a instalações médicas”, reforça Klein.

Posts relacionados