Scroll Top

Estudo nacional sobre asma chega ao Alentejo

asma

O “EPI-ASTHMA – Prevalência e caracterização das pessoas com asma, de acordo com a gravidade da doença, em Portugal” chegou ao Alentejo, depois de passar por diversos concelhos de distritos do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve. O estudo, que pretende determinar a prevalência da asma, assim como caracterizar o perfil do doente asmático, chega agora ao concelho de Évora, onde utentes de duas unidades de saúde irão ser contactados por telefone para convite à participação.

As pessoas que aceitarem o convite serão novamente contactadas para avaliação de sintomas respiratórios, podendo ser convidadas a participar numa avaliação clínica, que será realizada numa unidade móvel, para a confirmação do diagnóstico de asma.

A implementação do estudo, uma iniciativa do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, da Universidade do Minho, do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e da AstraZeneca, irá decorrer em todo o território continental, em articulação com médicos de 38 unidades de saúde dos cuidados de saúde primários de todo o país e contará com uma unidade móvel.

Na região do Alentejo prevê-se a avaliação por telefone de 364 pessoas, 88 pessoas na unidade móvel e a caracterização de 22 doentes com asma.

A conclusão do estudo a nível nacional está prevista para início de 2024, com uma avaliação de sintomas respiratórios de 7500 pessoas por telefone, 1800 pessoas na unidade móvel e caracterizados 460 doentes com asma.

A supervisão do registo e análise dos dados, interpretação dos resultados e respetiva divulgação, com total independência científica, estará a cargo do ICVS/UMinho e do CINTESIS/FMUP.

Posts relacionados