Scroll Top

Qual o impacto da nova organização do SNS nos cuidados aos doentes com DPOC?

DPOC

No âmbito do seu 17º aniversário, a Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas, com o apoio da AstraZeneca, quer refletir sobre “O que nos reserva 2024 tendo em vista a nova organização do SNS na prestação de cuidados à pessoa com DPOC ”, uma sessão onde será ainda feita uma homenagem à ex-presidente, Dra. Isabel Saraiva, que faleceu no início do mês de janeiro.

A sessão terá lugar no dia 9 de fevereiro, entre as 17h00 e as 19h00, na sede da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, em Lisboa.

Nesta discussão pública, que irá envolver associados, parceiros, profissionais de saúde e stakeholders, pretende-se, acima de tudo, dar voz aos doentes respiratórios crónicos e seus cuidadores, através da divulgação do Patient Charter COPD (Estatuto da Pessoa com DPOC), um documento subscrito pela Global Allergy & Airways Patient Plataform, que tem como objetivo definir os princípios dos cuidados de saúde que as pessoas que vivem com DPOC esperam receber.

“De acordo com o Estatuto, é essencial aumentar o nível de consciencialização e entendimento entre os doentes, cuidadores, profissionais de saúde, decisores políticos e o público sobre o impacto da DPOC e as oportunidades para melhorar os cuidados ao doente, e ainda que os doentes e cuidadores devem ser capacitados para viverem livremente com a DPOC, sem exacerbações, reduzindo as suas idas aos hospitais e vivendo pelo maior período de tempo possível”, explica José Albino, doente com DPOC e vice-presidente da Respira.

No âmbito das reivindicações deste Estatuto, um painel de oradores, composto por vários especialistas, irá comentar o impacto da nova organização do SNS nos diferentes níveis de cuidados prestados às pessoas que vivem com DPOC em Portugal.

“É com profundo sentido de responsabilidade que promovemos esta reunião, que será não só uma discussão pública sobre um tema de interesse a todos os doentes crónicos no nosso país, como um momento de partilha em que assinalamos os 17 anos da Respira e  uma sentida homenagem à nossa antiga presidente. Queremos mostrar que continuaremos a lutar pelos direitos dos doentes com DPOC e a promover a literacia sobre esta doença e as suas várias dimensões junto dos diferentes públicos”, conclui o Vice-Presidente da Respira.

Os associados e pessoas com interesse na área da saúde respiratória poderão assistir à sessão através de  inscrição para o e-mail da Direção: direcao@respira.pt .

Crédito imagem: Luis Melendez (Unsplash)

Posts relacionados