Ficção inspira-se na realidade dos casais que não conseguem ter filhos

ter filhos

A experiência em ginecologia e fertilidade num centro público de Procriação Medicamente Assistida inspirou a médica Íris Bravo a escrever o seu primeiro livro. “A Terceira Índia” é um relato no feminino, comovente, que explica o que sente uma mulher quando não consegue ter filhos.

O livro será lançado hoje e conta com o apoio Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade), Fnac e da Farmacêutica Merck.

“A Terceira Índia” é uma história relatada por uma mulher, Sofia, onde a fertilidade é o tema predominante e o ponto de partida o insucesso da sua Medicina.

Além disso, explica Íris Bravo, “este livro aborda causas que me são queridas, como o sofrimento dos casais com infertilidade, a ecologia, o empowerment da mulher e a sua importância para o desenvolvimento das comunidades”.

A médica conta que começou a escrever o livro “num dia em que soube que o tratamento de duas pacientes minhas que já tinham feito outras tentativas não tinha resultado outra vez. Pensei que de alguma forma tinha de colocar por escrito a luta por que estas mulheres passam, que as pessoas não imaginam como pode ser difícil e algumas vezes inglória. A escrita sempre foi uma das minhas paixões para além da medicina, por essa razão, este livro é a junção dos dois mundos numa história de ficção inspirada nas muitas mulheres que conheci ao longo da minha carreira”. 

Filomena Gonçalves, vice-presidente da APFertilidade, confessa-se “rendida desde a primeira página à história da Sofia! Este livro retrata, de forma muito genuína, os desafios que os casais enfrentam quando são diagnosticados com infertilidade, incluindo o carrossel emocional dos tratamentos, o desgaste nas relações, ainda que tenham meios para esgotar todas as hipóteses de concretizar o seu projeto de parentalidade. É importante falar sobre este tema, desmistificar esta doença e apoiar estes casais que não conseguem ter filhos. Enquanto APFertilidade, apoiamos este livro porque sabemos que há muitas “Sofias” que todos os dias lutam e sofrem em silêncio”.

livro sobre casais que não conseguem ter filhos

Posts relacionados