Scroll Top

Ginecologia da ULS Almada-Seixal estreia-se na cirurgia robótica

cirurgia robótica em ginecologia

O Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) estreou-se, recentemente, na cirurgia robótica. Foram já realizadas duas histerectomias com anexectomia (remoção do útero, trompas e ovários) – uma por risco oncológico e outra por patologia benigna do endométrio. Até ao final do mês, estão previstas mais quatro.

“Correu muito bem, as senhoras tiveram alta no dia seguinte. A capacidade visual do robot é impressionante e o acesso aos espaços anatómicos também é superior, o que resulta numa maior precisão do movimento”, resume Berta Lopez, ginecologista da ULSAS, que participou nos dois procedimentos, juntamente com as especialistas em ginecologia Inês Neves Gomes e Vera Sousa, sem esquecer a restante equipa: anestesiologia e enfermagem.

“O facto das enfermeiras instrumentistas do bloco já estarem treinadas também contribuiu para o sucesso das cirurgias”, afirma Berta Lopez.

A equipa multidisciplinar da ULSAS foi acompanhada nestes procedimentos por um especialista de referência, da Fundação Champalimaud, Henrique Nabais, garantindo os mais elevados padrões de exigência e qualidade.

Quanto às mais-valias da cirurgia robótica para as utentes, Berta Lopez enumera as principais, já reconhecidas: recuperação mais rápida; pós-operatório menos doloroso; menor risco de complicações; menos tempo de internamento e, por conseguinte, menos infeções associadas à hospitalização.

Do ponto de vista profissional, a especialista em ginecologia frisa que “é o completar do percurso cirúrgico. Comecei a trabalhar com cirurgia convencional, e depois laparoscópica, onde já sou diferenciada. Este é um passo mais além”.

Para Pedro Correia Azevedo, presidente do Conselho de Administração da ULSAS, “o arranque da cirurgia robótica na área da ginecologia representa uma inovação extraordinariamente importante para as utentes que servimos e, também, para os nossos profissionais, na medida em que contribui para o seu crescimento. Depois da Urologia, da Cirurgia Geral e da Otorrinolaringologia, a ULSAS presta agora cuidados de saúde de última geração também na ginecologia”.

O primeiro robot da ULSAS para realização de cirurgia robótica assistida (sistema robótico da Vinci Xi) foi instalado em outubro de 2024, em resultado de um investimento de 1,9 milhões de euros, financiado pela União Europeia – NextGenerationEU. Entretanto, foi realizada formação de profissionais e a cirurgia robótica arrancou no final de fevereiro, com as especialidades de Cirurgia Geral e de Urologia. Juntou-se, entretanto, a ORL e, agora, a Ginecologia.

Crédito imagem: iStock

Posts relacionados