Scroll Top

Há um limite para as chávenas de café que pode beber por dia

quanto café posso beber por dia?

Bica, carioca, cappuccino, pingado, cheio ou curto, cafés há muitos. Assim como há também muitos que se perdem no sabor e aroma encorpado desta bebida, perdendo a conta ao número de chávenas bebidas. Mas ainda que o café possa ser parte integrante da rotina diária, quanto é considerado demais?

Uma investigação feita pela University of South Australia arrisca um número: seis. É este o limite. A partir da 6.ª chávena, o café passa a ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de doenças cardiovasculares em até 22%. 

Apostados em saber mais sobre a relação entre o consumo de café a longo prazo e estas doenças, Ang Zhou e Elina Hyppönen, do Centro Australiano de Saúde de Precisão, lançaram mãos à obra. E revelam o ponto em que o excesso de cafeína pode causar pressão arterial elevada, um dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

O que torna esta a primeira vez que um limite máximo é associado a um consumo seguro de café e à saúde cardiovascular.

Três mil milhões de chávenas consumidas em todo o mundo

“O café é o estimulante mais consumido no mundo”, refere Elina Hyppönen. “Ele acorda-nos, aumenta a nossa energia e ajuda a concentração, mas as pessoas perguntam sempre ‘quanta cafeína é demais?'”, acrescenta.

“A maioria das pessoas concorda que, se alguém toma muito café, pode sentir-se nervoso, irritado ou até mesmo ter náuseas, isso porque a cafeína ajuda o corpo a trabalhar mais depressa e com mais força, mas também sugere que se atingiu o limite naquele momento.”

“Também sabemos que o risco de doença cardiovascular aumenta com a pressão alta, uma consequência conhecida do consumo excessivo de cafeína.”

O que significa, refere ainda, que “para manter um coração saudável e uma pressão arterial saudável, as pessoas devem limitar os seus cafés a menos de seis chávenas por dia. Com base nos nossos dados, seis foi o ponto de inflexão em que a cafeína começou a afetar negativamente o risco cardiovascular”.

“Estima-se que três mil milhões de chávenas de café sejam apreciadas todos os dias à volta do mundo”, refere a mesma fonte. “Conhecer os limites do que é bom e o que não é é imperativo. Tal como acontece com muitas coisas, é tudo uma questão de moderação”.

Posts relacionados