O suor, que contém uma grande variedade de marcadores bioquímicos, pode dizer muito sobre a nossa saúde. É com base neste que investigadores da Universidade Nacional de Singapura (NUS) criaram um gadget de monitorização de saúde, que informa os utilizadores sobre o estado da mesma.

Variações no pH do suor, por exemplo, podem indicar se o nosso corpo está desidratado e ajudar no diagnóstico de doenças de pele, como dermatite, acne e outras infeções. Em pessoas com diabetes, o pH do suor pode servir como um bom indicador para outros problemas que colocam em risco a vida – é o caso de um pH alto durante a transpiração excessiva à noite, que pode ter sido causada por um período prolongado de baixa glicose no sangue, o que justifica a intervenção médica.

O novo monitor de pH do suor pode ser facilmente integrado em smartwatches ou wearables já existentes com um custo muito baixo, sendo capaz de medir e monitorizar continuamente o nível de acidez ou alcalinidade do suor de um utilizador, juntamente com a frequência cardíaca e a concentração de oxigénio. Dessa forma, os utilizadores podem usufruir de uma avaliação ininterrupta, personalizada e não invasiva do seu bem-estar.

Suor, um fluido que diz muito

Ananta Narayanan Balaji, aluno de doutorado do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da NUS, e um dos investigadores do projeto, considera que “a maioria dos rastreadores de fitness e relógios inteligentes atuais pode medir indicadores de saúde, como frequência cardíaca, níveis de saturação de oxigénio no sangue, contagem de passos e até mesmo ciclo do sono, mas não são capazes de rastrear indicadores de saúde a nível molecular”.

É, por isso, acrescenta, que decidiu criar o pH Watch, “porque o suor é um fluido corporal de fácil acesso, composto por uma grande variedade de marcadores bioquímicos que podem ser usados ​​para monitorizar o bem-estar dos indivíduos de forma não invasiva”.

Um aparelho eficaz

O termo ‘pH’ significa ‘potencial de hidrogénio’ e a escala de pH, que mede de zero a 14, fornece uma indicação do nível de acidez ou alcalinidade de uma substância. Um pH de sete é neutro na escala, enquanto um pH menor que sete é ácido e uma leitura maior que sete é alcalina. A pele saudável normalmente tem um valor de pH de 5,5.

“Quando o corpo está desidratado, haverá um aumento na concentração de sódio no suor, o que é indicado por um valor mais alto de pH. Um pH equilibrado também é essencial para a saúde da pele – se a pele estiver muito ácida ou alcalina, podem surgir doenças de pele como dermatite e acne”, explica Ananta.

Ideal para todos os utilizadores

O pH Watch funciona bem com o oxímetro de pulso, que mede os níveis de saturação de oxigénio através de sensores de luz vermelha e infravermelha que ficam entre a pele e o dispositivo. Um oxímetro de pulso emite luz infravermelha vermelha e invisível e calcula a diferença entre os comprimentos de onda das duas luzes para determinar o conteúdo de oxigénio no sangue. 

No caso do pH Watch, o aparelho é fabricado usando um material que muda de cor quando entra em contacto com diferentes pH do suor. 

“Desenhamos o sensor para poder ser reutilizado por mais de um ano, mesmo com o uso diário”, refere Chen, outro dos elementos da equipa.

“O nosso pH Watch funciona com muita eficácia. Requer apenas 20 KB de RAM para processamento de dados. Também é muito eficiente em termos de energia – usa menos de 0,01% do consumo total de energia de um smartwatch”, afirma.

E acrescenta: “o sensor de pH pode ser facilmente montado em qualquer dispositivo com um oxímetro de pulso. Pode assumir qualquer forma – uma faixa para o braço, faixa para o peito ou faixa para a cabeça -, mas desenvolvemos um protótipo usável semelhante a um relógio devido à popularidade destes”.

Quanto ao seu uso, não se limita apenas aos atletas. “Pode ser usado por qualquer pessoa, pois suamos durante as atividades diárias, como caminhar ou correr. Além disso, devido à sua natureza não invasiva, pode vir a ser usado como dispositivo de monitorização de saúde pessoal para idosos e crianças.”

Suor

O pH Watch mede o pH do suor, dando indicações sobre a saúde do utilizador.