Um novo estudo, publicado pela JMIR Serious Games, refere que os videojogos clássicos e populares, como os jogos Super Mario Bros. e do Yoshi, podem oferecer benefícios emocionais significativos para os jovens adultos. A investigação descobriu que estes jogos leves e familiares podem despertar um sentido de encantamento infantil que aumenta a felicidade geral, o que, por sua vez, reduz o risco de burnout.
A equipa de investigação realizou entrevistas aprofundadas a estudantes universitários e um inquérito para compreender como e por que razão estes jogos são tão populares. Os alunos descreveram os jogos do Super Mario Bros. e do Yoshi como inspiradores e que remetem para experiências despreocupadas da infância. Muitos disseram que os jogos ofereciam uma pausa revigorante da pressão académica, das constantes exigências digitais e da cultura do “sempre ligado” que afeta os jovens adultos de hoje.
A pesquisa confirmou estas perceções. Aqueles que sentiram maior encantamento infantil enquanto jogavam também relataram maior felicidade geral. Por sua vez, os jogadores mais felizes apresentaram um risco significativamente menor de burnout.
Além disso, a análise revelou que a felicidade explicou completamente, e não apenas contribuiu para, a ligação entre o encantamento e a redução da síndrome de burnout. Na sua essência, a alegria despertada por estes jogos como o do Super Mario inicia uma reação em cadeia que ajuda a promover o bem-estar emocional.
O estudo, liderado por investigadores do Imperial College London, em Inglaterra, e da Universidade Kyushu Sangyo, no Japão, está entre os primeiros a identificar o encantamento infantil como um caminho psicológico que liga o uso quotidiano de jogos ao bem-estar mental. Esta investigação sugere que os jogos familiares e criativamente concebidos podem servir como microambientes digitais acessíveis e de baixa pressão, oferecendo momentos de renovação emocional. Jogos como Super Mario Bros. e Yoshi podem ser um ponto de partida fácil para os estudantes universitários que procuram momentos de genuína revitalização.
“Este estudo sugere que o caminho para combater a síndrome de burnout em jovens adultos pode estar não só no bem-estar tradicional, mas também na recuperação da alegria. Jogos como Super Mario Bros. e Yoshi podem oferecer um antídoto potente para o cinismo e a fadiga característicos da síndrome de burnout”, afirma o autor Andreas B. Eisingerich.
Os jogos que evocam o encantamento infantil podem ter um potencial inexplorado como ferramentas para o bem-estar mental. Para os jovens adultos que enfrentam elevados níveis de stress e pouco tempo livre, as brincadeiras do dia-a-dia podem, discretamente, contribuir para a resiliência de formas anteriormente negligenciadas.
Crédito imagem:















