Scroll Top

Limpar com lixívia pode criar poluentes que contaminam o ar de casa

limpar com lixívia

Ao longo de gerações, a lixívia tem sido usada para limpar e desinfetar as casas. No entanto, o seu uso pode ser perigoso para a saúde, confirma um estudo.

Ao longo de gerações, a lixívia tem sido usada para limpar e desinfetar as casas. No entanto, o seu uso pode ser perigoso para a saúde, confirma um estudo, que confirma que os vapores que resultam do seu uso, em combinação com a luz e um composto cítrico encontrado em muitos produtos domésticos, podem formar partículas no ar que são prejudiciais quando inaladas por pessoas ou animais.

Publicado na revista Environmental Science & Technology, o trabalho revela que os produtos de limpeza com lixívia emitem compostos que contêm cloro, como ácido hipocloroso (HOCl) e gás cloro (Cl2), que podem acumular-se a níveis relativamente altos em ambientes internos pouco ventilados.

Estes gases podem reagir com outros produtos químicos encontrados com frequência nas residências de cada um, como o limoneno, um composto com aroma de laranja ou limão adicionado a muitos produtos de cuidados pessoais, produtos de limpeza e purificadores de ar.

A isto junta-se a iluminação interna ou a luz do sol, que entra através das janelas e contribui para formar uma reação que, em conjunto com outros compostos, são origem a partículas do ar, os chamados aerossóis orgânicos secundários (SOAs).

Poluentes que têm sido associados a problemas respiratórios e outros efeitos adversos para a saúde. O investigador Chen Wang, da Universida e os colegas queriam ver se os vapores de limoneno e a lixívia, em concentrações que provavelmente ocorrem em ambientes internos, poderiam reagir para produzir SOAs sob condições de luz e escuridão.

A experiência confirmou que, de facto, em ambientes com luz solar, foram de facto criados SOAs. E embora a composição e os possíveis efeitos para a saúde destas partículas precisem ser estudados de uma forma mais aprofundada, os cientistas acreditam que podem representar riscos ocupacionais para as pessoas envolvidas em atividades de limpeza.

Posts relacionados