Scroll Top

Novo dispositivo ajuda pessoas com deficiência visual

deficiência visual

Uma equipa de investigadores desenvolveu uma nova tecnologia para as pessoas com deficiência visual. Através da mudança de forma, este dispositivo usa a capacidade de detetar informações por toque para ajudar nas tarefas de localização.

De acordo com um estudo do Imperial College London, o Shape, como se chama o dispositivo, tem um formato de tocha e curva-se para indicar quando a pessoa precisa de se mover e endireita-se para indicar que está na direção correta.

Esta ferramenta pode também ser utilizada por pessoas com visão natural, tanto que o estudo demonstrou que não encontrou nenhuma diferença significativa no desempenho entre participantes com deficiência visual que usaram o Shape e os participantes com visão natural. 

Perante esta descoberta, o investigador principal do estudo do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrónica do Imperial College London, Ad Spiers, destaca que “o mais entusiasmante deste estudo é que se consegue demonstrar que o Shape pode ajudar pessoas com deficiência visual a realizar uma tarefa de navegação, assim como pessoas com visão. Isto é algo que nunca aconteceu com outros dispositivos de navegação”.

A diferença é que o dispositivo Shape usa a nossa capacidade de entender informações através do toque de uma forma, o que vai muito além do recurso à vibração, que era o mais habitual até então. Ad Piers acrescenta que “os humanos têm uma capacidade inata de sentir e interpretar formas com as mãos, portanto, explorar isto permite criar um dispositivo que é fácil de aprender e não é cansativo de usar”.

Qual o desempenho desta nova tecnologia?

O estudo realizado comparou o desempenho de 10 participantes com deficiência visual e que recorreram ao Shape e de 10 participantes com a sua visão natural. O objetivo foi testar a capacidade de localização de alvos o mais rápido possível num ambiente controlado. 

E quais foram os resultados? O teste demonstrou que não houve uma diferença significativa no desempenho de ambos os grupos. Além disso, comprovou-se que a utilização do Shape permite acelerar e tornar o processo de localização mais eficaz em vez da utilização de dispositivos com tecnologia de vibração. 

Perante estes resultados, Robert Quinn, CEO da MakeSense Technology, empresa que trabalhou no desenvolvimento deste dispositivo, afirmou: “Os resultados impressionantes deste estudo demonstram o enorme potencial desta tecnologia para fazer melhorias transformadoras na mobilidade de pessoas com deficiência visual.”

O próximo passo é realizar testes em cenários do mundo real, esperando que esta ferramenta esteja disponível para uso prático nos próximos anos.

 

Crédito imagem: Pexels

Related Posts