Scroll Top

O que precisa de saber sobre o cancro do rim

cancro do rim

Os rins são dois órgãos em forma de feijão localizados logo abaixo da caixa torácica, um de cada lado da coluna e, quando são saudáveis, ​​filtram o sangue para remover resíduos e água extra e produzir urina. O cancro do rim, também conhecido como carcinoma de células renais, forma-se quando as células saudáveis ​​num ou em ambos os rins crescem fora de controlo. Eric A. Singer, chefe associado de Urologia e diretor do Programa de Cancro do Rim no Rutgers Cancer Institute de Nova Jersey, responde a perguntas comuns sobre esta doença que, segundo o Globocan, matou mais de 500 portugueses em 2020.

Quais os fatores de risco para o cancro do rim?

Os fatores de risco para o desenvolvimento de cancro do rim incluem tabagismo, obesidade, pressão alta e pessoas a fazer diálise de longo prazo para tratar insuficiência renal crónica. Além disso, se alguém da família tiver cancro do rim, a probabilidade de ter é maior.

Quais os sintomas associados a este tipo de tumor?

Embora os sintomas possam não surgir logo no início, alguns destes incluem sangue na urina, dor de lado que teima em não desaparecer, a presença de uma massa de lado ou na parte inferior das costas, cansaço, perda de peso inexplicável, febre e inchaço dos tornozelos e pernas.

O que se deve fazer quando surgem problemas de saúde que podem indiciar a presença deste tipo de cancro?

As pessoas que apresentam os sintomas listados acima devem informar o seu médico para que qualquer problema possa ser diagnosticado e tratado o mais cedo possível. Existem muitas opções de tratamento disponíveis para pessoas diagnosticadas com cancro do rim. A consulta com um oncologista urológico ajudará a determinar o tratamento mais adequado para cada pessoa, com base no tamanho do tumor e se ele se espalhou ou não para fora do rim.

Posts relacionados