Scroll Top

Conhece os benefícios do surf para a saúde, física e mental?

surf

O surf, além de ser um desporto, é também um estilo de vida. E para muita gente: estima-se que existam 23 milhões de praticantes em todo o mundo, segundo dados de 2019 da International Surfing Association (ISA), que conhecem bem os benefícios desta atividade desportiva. É sobre alguns destes que Inês Tralha, fundadora da Good Surf Good Love e treinadora de surf há 24 anos, fala aqui.

De acordo com a especialista, o surf “pode estimular o sistema imunitário e equilibrar os níveis de serotonina, já que podem ser encontradas, abundantemente, micropartículas de iões negativos na rebentação das ondas do mar e em cascatas e florestas. Níveis mais elevados de serotonina traduzem-se numa sensação de bem-estar e boa disposição”.

Mas há mais: “tem a capacidade de desencadear efeitos terapêuticos em situações de Transtorno de Stress Pós-Traumático ou em projetos de reabilitação, com pessoas com doenças variadas, como quadros de ansiedade e depressão ou situações relacionadas com o suporte para a exclusão social, entre outras”.

Segundo Inês Tralha, “o surf manifesta resultados positivos que se traduzem numa melhoria do estado de saúde físico e mental geral, redução de estados de ansiedade e de depressão, aumento da autoconfiança, aumento da felicidade e do sentimento de liberdade, ampliação da resiliência e, ainda, melhoria de laços sociais dos praticantes”.

Contribui também para um maior bem-estar, uma vez que se trata de uma atividade física desportiva praticada em contacto com a natureza e debaixo de sol, com uma exigência variada, desde a capacidade cardiovascular, a resistência, força, equilíbrio, controlo motor. “É um poderoso regulador dos nossos neurotransmissores e hormonas, que têm a capacidade de transformar o nosso corpo numa poderosa máquina de produção de adrenalina, dopamina e serotonina, associado a sensações de felicidade, pura alegria, satisfação e motivação.” 

A tudo isto junta-se ainda a redução do stress: “o nosso cérebro gera determinados padrões de atividade elétrica, que dependem do que estamos a fazer e dos nossos sentimentos. Há cinco tipos de frequências de ondas cerebrais: Gamma, Beta, Alpha, Theta e Delta (por ordem das mais rápidas para as mais lentas). Quando surfamos, conseguimos uma mistura ideal entre a frequência mais baixa (Delta), que nos proporciona um sentimento de calma, relaxamento, e foco e, ao mesmo tempo, as ondas cerebrais podem derivar para as altas frequências (Beta). Estas transições entre diferentes frequências ajudam a reduzir os níveis de stress e aumentam a sensação de bem-estar”. 

 

Crédito imagem: Pixabay

Posts relacionados